Depois de mais de uma década descobrindo, desenvolvendo e trocando experiências, fica cada vez mais evidente a força e potencial transformador do esporte
Depois de mais de uma década descobrindo, desenvolvendo e trocando experiências, fica cada vez mais evidente a força e potencial transformador do esporte. Um exemplo prático acontece durante a preparação da seleção de handball masculina de Camarões que recebe o apoio da Paulo Pan Sports através do acordo de cooperação direto com a federação camaronesa de handball.
Paulo Pan, através do braço relacionado a esporte, Paulo Pan Sports, lançou em 2021 o programa “ PAN AFRICAN MOVEMENT Sports & Education for Everybody and Anywhere contando com a parceria da UNESCO, e na ocasião o esporte escolhido para o piloto do movimento foi o handball.
A seleção iniciou sua fase preparatória em sua capital, Yaounde, pré selecionando os atletas que estariam na lista definitiva.
A cooperação tem apoio do técnico brasileiro, Leandro Araujo, tecnico da equipe masculina de Guarulhos, São Paulo e que já vêm desenvolvendo um trabalho desde 2017 quando acompanhou pela primeira vez a seleção camaronesa.
A fase final de preparação está acontecendo na Tunísia onde a seleção segue direto para o Cairo, Egito onde acontecerá a 22 edição da copa africana das nações, responsável pela qualificação para a copa do mundo de 2023 que acontecerá em janeiro sediada pela Polônia e Alemanha
Em um mundo esportivo sem barreiras, temos as culturas se misturando entre Brasil, Camarões e Tunísia e seguindo para o Egito.
Para muito além do resultado, estamos falando de um país sem profissionalização esportiva e que vive um dia de cada vez sem ainda conseguir estruturar programas de longo prazo, fundamentais nas áreas de educação e esporte.
Por outro lado, sobra motivação e potencial, busca contínua de técnicos de todos os esportes no mundo todo.
Na última reunião com ministro das relações exteriores me foi perguntado qual seria o maior negócio potencial de Camarões, eu prontamente respondi – ESPORTE e na sequência o ministro retrucou “ por que ? “:
Quando avaliamos uma oportunidade de negócios, precisamos avaliar claramente 2 pontos principais : matéria prima , potencial , nesse caso fica claro o enorme potencial humano relacionado ao esporte e agregado a isso a paixão completa por esportes e a competição.
O esporte é capaz de construir uma ponte de relacionamento para muito além das competições, onde para essas regiões é o passo fundamental para qualquer tipo de oportunidade de negócios.
O esporte nesse contexto é a maneira prática de unir os pilares fundamentais para formação do caráter humano : esporte, saúde e educação, promovendo a cidade e inclusão social e possibilitando um desenvolvimento econômico sustentável.
Temos o privilégio de participar e apoiar direta e indiretamente, pois tenho uma proposta muito clara em todas as empresas do grupo: desenvolvimento social e econômico como base fundamental.
Nossa missão é que cada vez mais pessoas e empresas possam participar de movimentos como esse e compartilhar dessas experiências, entendendo que um movimento social estruturado tem como base o desenvolvimento econômico sustentável.
Sobre a Beyond África Group
O Beyond África Group é a união de empresas que conta com diversas especialidades, buscando unir a experiência adquirida ao longo de 15 anos de projetos de desenvolvimento social e econômico no continente africano. O grupo é composto pelas seguintes empresas: Paulo Pan Business Consulting, Paulo Pan Sports, Pan African Movement, Baobá Digital, Health Control Assistant, ABN Advogados e Sustainable Design Lab. Além disso, foi desenvolvido pelo fundador o programa PAN AFRICAN MOVEMENT: sports & education for everybody, anywhere. A Iniciativa global reúne entidades do Brasil e da África para transformar a realidade social de crianças e adolescentes pelo esporte. O movimento recebe o apoio da UNESCO.