Terceirização de suporte técnico: 8 vantagens de um serviço externo

Terceirização de suporte técnico: 8 vantagens de um serviço externo

Manter-se atualizado com as novidades tecnológicas não é uma tarefa extremamente fácil para boa parte das empresas, principalmente quando há um excesso de demandas a serem cumpridas. No entanto, existem alternativas para melhorar os resultados, como a adoção da terceirização de suporte técnico. Essa é uma medida que, além de necessária, reduz os custos da companhia. 

Quem ainda deseja criar um departamento próprio de Tecnologia da Informação (TI) precisa saber que essa estratégia nem sempre é relevante. Isso porque é algo caro, que exige tempo, organização e capacitação, o que pode ultrapassar o orçamento da empresa, se não planejado com cuidado. Por outro lado, a terceirização conta com profissionais qualificados para atuar em diversas áreas de TI. 

Mas qual é o momento certo de ter um suporte técnico terceirizado?

Ao longo deste artigo, você vai saber como funciona essa terceirização, suas vantagens e muito mais. Continue com a gente e boa leitura!

O que é a terceirização de suporte de TI?

O suporte de TI envolve atividades que oferecem assistência para o uso adequado, a manutenção e a implantação dos recursos tecnológicos de uma companhia. Este serviço é fundamental para o bom funcionamento dos sistemas. 

Não há dúvidas de que as empresas precisam de uma equipe responsável pela TI. De todo modo, uma instituição pequena nem sempre possui um orçamento viável para manter um setor próprio, mas isso não significa que ela deve se manter suscetível às falhas e fraudes. Recorrer à ajuda de uma companhia externa se torna a melhor opção para garantir a disponibilidade dos sistemas e solucionar os problemas.

Nesse sentido, a terceirização de suporte técnico nada mais é do que uma parceira que executa funções destinadas à Tecnologia da Informação. Ela não precisa realizar totalmente o serviço de TI, mas sim as demandas acordadas em contrato.

Essa prática também é conhecida como outsourcing de TI, que consiste em entregar parte das operações para quem realmente entende do assunto, conforme o grau de especialização dos profissionais. 

Aqui, a terceirizada fornece desde a mão de obra especializada até as ferramentas e os sistemas de hardware e software. 

Qual a importância do serviço de help desk?

O suporte técnico conta com um tipo de especialização: o help desk (“balcão de ajuda”, em tradução literal do inglês). Sua função é centralizar as solicitações de atendimento em uma plataforma virtual. 

De modo geral, existem dois modelos de atendimento de help desk: o interno e o externo. No interno, as empresas oferecem ajuda aos colaboradores na hora de instalar equipamentos ou sistemas. Assim, em vez de ter uma equipe própria, pode-se cuidar do core business, optando pela terceirização total. 

Já no help desk externo, a contratada usa os produtos e serviços da própria companhia, o que requer maior cuidado. Desse modo, os colaboradores devem ser bem treinados e conhecer profundamente o funcionamento das ferramentas utilizadas. 

Na prática, o trabalho do help desk inclui o atendimento remoto ao cliente. Porém, quando se tratam de plataformas, o suporte virtual é feito via acesso remoto ao computador de quem pediu o auxílio. Ou seja, o atendente usa um software específico para acessar a máquina do usuário e realizar os ajustes necessários. 

8 vantagens de contar com um suporte técnico terceirizado

A terceirização de suporte técnico é uma prática já adotada por muitas empresas. No entanto, antes de decidir se vale a pena ou não contratá-la, é importante considerar os benefícios práticos. 

Para te ajudar, listamos as principais vantagens do serviço. Confira!

  1. Redução de custos e pessoal: com uma equipe terceirizada de suporte técnico, não é necessário contratar um profissional em tempo integral, assim, diminuindo os custos com salários, encargos e impostos.
  2. Manutenção periódica: o suporte preventivo tem cuidado estrito com os equipamentos, evitando desgastes frequentes dos materiais.
  3. Melhora a produtividade: produtos em perfeitas condições oferecem ao usuário maior chance de exercerem suas funções em plena capacidade.
  4. Atendimento personalizado: a formação do contrato gera uma parceria saudável e, ao mesmo tempo, uma relação de confiança, além de um atendimento personalizado eficaz.
  5. Consultoria: uma das grandes vantagens da terceirização de suporte técnico é a consultoria personalizada. Por exemplo, em caso de dúvida se deve comprar novos equipamentos em vez de consertá-los, a parceira irá ajudá-lo a tomar essas e outras decisões.
  6. Substituição de aparelhos: quando um aparelho deixa de funcionar, não é preciso parar a produção, pois o suporte pode incluir uma máquina substituta até a reparação total da original.
  7. Backup de dados: como perder dados gera menor produtividade, o suporte pode restaurar em pouco tempo as informações perdidas, fazendo com que sua empresa volte a funcionar rapidamente.
  8. Conselhos adicionais: orientações são passadas visando melhor usabilidade e desempenho das máquinas, evitando que o usuário danifique o software ou algum equipamento.

Enfim, vale a pena contratar a terceirização de suporte técnico? 

Gerenciar um negócio não é uma das tarefas mais fáceis, o que leva a considerar um suporte técnico especializado para resolver os problemas tecnológicos.

Nesse aspecto, sua instituição terá pessoas experientes e confiáveis, podendo construir um relacionamento sólido que irá disponibilizar dicas para conduzir seu trabalho com maestria. 

Para a terceirizada, o objetivo é ajudar seus parceiros a se desenvolver e, desse modo, garantir seu próprio crescimento e maturidade. 

Portanto, busque as melhores empresas de suporte técnico do Brasil e faça uma cotação. Não se esqueça de avaliar todos os pontos que citamos neste texto: custo-benefício, qualidade, recursos adicionais e modelo de serviço, entre outros. 

Este post foi escrito especialmente para o blog XXX e é uma iniciativa do oHub para apresentar os benefícios da terceirização de suporte técnico.