Soluções rápidas e eficientes: impressão 3D para necessidades automotivas

Soluções rápidas e eficientes: impressão 3D para necessidades automotivas

Personalização e barateamento dos custos: tecnologia inovadora proporciona benefícios para motoristas e montadoras

O mercado automotivo é marcado pela necessidade constante de se manter competitivo. E isso se intensificou com o desenvolvimento da tecnologia digital 3D e da impressão 3D, que já trouxe mudanças para esse setor — e promete trazer muitos outros benefícios no futuro, ajudando a tornar o mercado mais sustentável.

A partir do uso de filamento TPU flexível, a indústria automotiva consegue criar peças resistentes e flexíveis para serem colocadas nos veículos. A impressão 3D permite produzir peças complexas em um curto espaço de tempo, aspecto que reduz tanto o custo de produção como o tempo de desenvolvimento do produto. A utilização dessa tecnologia também é fundamental para reduzir a quantidade de resíduos e sobras de material durante a produção, sendo uma alternativa mais econômica e sustentável para ser utilizada para a indústria.

Porém, como exatamente a impressão 3D é utilizada nesse nicho? Tire suas dúvidas e descubra o potencial dessa tecnologia no ramo no texto a seguir.

De que modo a impressão 3D é empregada no setor automotivo?

As aplicações dessa tecnologia são diversas no meio automotivo, uma vez que ela prova sua utilidade na fabricação de diferentes componentes do veículo. Uma delas é relacionada ao acabamento e interior da carroceria, com a possibilidade da impressão de acabamentos que podem ser impressos, laminados e pintados.

O mesmo vale para o exterior do carro. A partir do uso de materiais duráveis, é possível produzir painéis externos rígidos, que permitem direcionar o ar para onde for preciso, reduzindo arraste e maximizando o desempenho do veículo. Esse uso acaba sendo muito útil na criação de moldes, protótipos, gabaritos e ferramentas de produção. Para o motorista, isso pode não ter muito significado, mas são recursos que permitem que as montadoras possam testar seus projetos antes de iniciar a produção em massa.

Já algo mais palpável para o consumidor é o fato da impressão 3D auxiliar na produção de peças de alta performance. Aqui são fabricados componentes de diversas partes do automóvel, como motor, freios, suspensão, além da parte interna do veículo. Além dessa produção ocorrer mais rapidamente, com menos gastos e desperdício, ela também gera peças mais resistentes e leves, o que colabora para deixar os veículos mais eficientes e seguros.

Inclusive, montadoras famosas como BMW, Jaguar, Volkswagen e Land Rover utilizam a impressão 3D justamente visando a redução de custos de produção e o peso dos veículos. Já a Audi, desde 2015, desenvolveu um design de impressão 3D elaborado para evitar a necessidade de produzir e enviar peças específicas para todo o mundo. Essa impressão, feita sob demanda, elimina a produção em série de certos componentes, barateando as despesas envolvendo a manutenção da infraestrutura.

Mas um dos usos mais interessantes da tecnologia é a maneira como ela afetou a relação das empresas com os clientes. Hoje, existem softwares que oferecem aos compradores controle total sobre o design do carro, permitindo que o motorista possa ajustar elementos externos e internos do veículo. Tudo isso feito a partir de uma grande variedade de modelos, fontes e imagens, que permitem ter uma visualização 3D prévia para ter uma melhor ideia de como será o resultado final.

O futuro da impressão 3D nesse mercado

Para o futuro, a perspectiva é que essa técnica continue sendo vital para a indústria automotiva, já que a impressão 3D tem enorme potencial para ser explorado. Com o avanço natural da tecnologia, será possível utilizá-la para produzir peças em larga escala, alterando os métodos tradicionais de fabricação de veículos.

Outra expectativa é que a impressão 3D possibilite a produção de peças sob medida e personalizadas para cada cliente, algo que aumentaria a competitividade entre as montadoras. Isso sem contar que produção de peças mais eficientes em termos de segurança, consumo de combustível e desempenho, permitindo que o motorista possa tirar ainda mais proveito do seu veículo.