Não há como negar: estar presente na internet é fundamental para qualquer empresa que quer crescer. Mas na hora de criar um espaço só seu online, o que é melhor: site institucional ou landing page?
A verdade é que ambas as alternativas são válidas e possuem vantagens. O grande ponto a se observar é que elas são direcionadas para diferentes objetivos comerciais.
Por isso, antes mesmo de buscar saber como criar landing page, ou onde contratar uma agência para desenvolver um site institucional, você precisa definir qual modelo vai seguir para apresentar o seu negócio na internet.
Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um guia completo sobre a diferença entre site institucional ou landing page.
Assim, fica muito mais simples tomar uma decisão e fazer uma página online que complemente a estratégia do seu negócio!
O que é um site institucional?
Para começar, que tal entender mais sobre as características do site institucional ou landing page?
O site institucional é um portal abrangente que oferece informações detalhadas sobre todos os aspectos de um negócio.
Desde a história da empresa e seus valores até serviços oferecidos e detalhes de contato, um site institucional fornece uma base sólida para a construção da credibilidade e confiança junto ao público.
Normalmente, esse tipo de plataforma conta com diferentes páginas ou, nos chamados sites “one page”, com diferentes seções. Esses espaços podem ser destinados a contar a história da empresa (Quem Somos), a apresentar produtos e serviços (Portfólio) ou mesmo informações de contato (Fale Conosco).
Um site institucional pode ajudar sua empresa a vender mais, especialmente quando a página é responsiva e faz um bom uso de palavras-chave nos textos e conteúdos.
Para negócios que dependem de uma reputação sólida e que querem uma plataforma que suporte vários conteúdos, desde mídia até informações corporativas, um site institucional é a escolha perfeita.
O que é Landing Page?
A landing page, por sua vez, é uma página web criada especificamente para uma campanha de marketing ou publicidade, projetada para converter visitantes em leads ou clientes.
Ao contrário dos sites institucionais, que oferecem uma visão ampla e detalhada sobre uma empresa, as landing pages focam em um único objetivo.
Alguns objetivos comuns de uma landing page são:
- Venda de um produto específico;
- Inscrição em um evento;
- Captação de assinaturas para uma newsletter.
Um bom exemplo é a landing page para ebook. Basicamente, seu objetivo está em coletar leads ou mesmo comercializar um livro digital, sem dividir o “foco” com outros produtos e serviços oferecidos pela mesma marca.
Ou seja, na landing page de ebook, o usuário encontrará somente informações sobre o ebook.
Além disso, uma landing page costuma ter um design mais simplificado, com chamadas para ação (CTAs) bem definidas que guiam o visitante para uma conversão imediata.
Elementos de landing page como formulário de contato, ofertas de tempo limitado e testemunhos de clientes são comuns, todos trabalhando em conjunto para aumentar a eficácia da página.
Optar por uma landing page é uma excelente escolha quando o objetivo é maximizar a conversão em uma campanha específica.
Elas são altamente eficientes para produtos ou serviços que podem ser explicados ou oferecidos rapidamente, sem a necessidade de navegação adicional ou informação extensiva.
Site Institucional vs. Landing Page: vantagens, desvantagens e outras características
Como você viu, site institucional ou landing page podem servir para a sua empresa. Justamente por isso, tomar uma decisão sobre qual modelo escolher se torna tão complexo.
Nesse sentido, algo que ajuda muito (além de ver exemplos de landing page e de sites institucionais), é fazer um comparativo de cada tipo de plataforma.
A seguir, entenda as diferenças fundamentais para determinar qual se alinha melhor com os objetivos específicos de sua campanha ou negócio.
Abrangência vs. Foco Específico:
Um site institucional é abrangente, oferecendo uma visão holística da empresa. Ele é ideal para construir uma identidade de marca e fornecer informações extensas sobre produtos, serviços e a cultura da corporação.
Em contraste, uma landing page é extremamente focada e projetada para converter visitantes em ação específica, como vendas ou geração de leads.
Por exemplo, muitas vezes, uma landing page com vídeo mostra um produto específico que está sendo vendido. Seu objetivo é converter visitantes em leads ou clientes.
Conteúdo Robusto vs. Conteúdo Comercial:
Os sites institucionais são ricos em conteúdo, com várias páginas dedicadas a diferentes aspectos do negócio.
Ou seja, eles são projetados para engajar os visitantes por mais tempo e educá-los sobre a empresa. Não por acaso, uma landing page e site diferença comum é: sites institucionais costumam ter blog, enquanto as landing pages não.
Os conteúdos das landing pages, por outro lado, visam eliminar qualquer distração que possa desviar o visitante do objetivo de conversão. A clareza na mensagem e a urgência são algumas das técnicas comuns para impulsionar as ações desejadas.
Aqui, o Copywriting se torna uma ferramenta poderosa para direcionar o visitante para certas ações.
Longevidade vs. Ações Pontuais:
Sites institucionais tendem a ter uma vida útil maior. Afinal, por ser uma plataforma mais completa, apresenta os conteúdos de modo mais amplo.
Além disso, sites institucionais tendem a se beneficiar mais das técnicas de SEO, pois contêm mais textos e oportunidades para otimização em relação a palavras-chave de cauda longa. Para quem não é do marketing digital, estamos falando de técnicas para construir tráfego orgânico e sustentável.
No caso da landing page, como funciona é algo que você já sabe: ela é direcionada para ações pontuais e campanhas que, normalmente, possuem um “prazo de validade”.
Isso significa que o conteúdo trabalhado tem um foco em despertar a urgência, e não há tempo hábil para que a página ganhe “peso” nos motores de buscas por meio de otimização de palavras-chave.
Por outro lado, são excelentes para resultados rápidos, especialmente quando combinadas com campanhas de tráfego pago.
Manutenção vs. Finitude:
Desenvolver um site institucional é geralmente mais caro e requer manutenção periódica para garantir que o conteúdo esteja atualizado e que o site funcione bem em todos os dispositivos e plataformas.
Landing pages são mais baratas de criar e mais fáceis de testar e modificar, adaptando-se rapidamente às necessidades de uma campanha ou feedback do mercado.
Hoje, tem como fazer landing page no Canva (embora existam várias limitações em termos de design e indexação).
Porém, como essas páginas costumam atuar em campanhas únicas e específicas, elas são descontinuadas após algum tempo. Por isso, saber como criar landing page gratuita para usar o investimento em tráfego pago pode ser bem estratégico.
Tem como fazer um site institucional como landing page?
Quando falamos em landing page e site, uma dúvida muito frequente é: eu posso fazer uma landing page para minha empresa, mesmo sem ter uma campanha de marketing específica?
Essa dúvida acontece porque muitos confundem landing page com site one page.
O site one page tem uma página só e, ao longo dessa página, se apresentam todos os conteúdos e informações relevantes para o negócio.
Uma landing page para psicólogo, por exemplo, é na verdade um site one page, onde o psicólogo informa seus métodos de trabalho, disponibiliza um formulário para contato, permite agendamentos, enfim. Cria-se uma estrutura que pode ficar online por meses ou anos.
Lembre-se sempre:
- O que é landing page e para que serve: é um site de uma página só, com o objetivo de vender ou captar leads para um produto ou serviço.
- Site one-page: é uma página única que apresenta tudo sobre uma marca. Normalmente, os botões do menu direcionam para áreas dessa página.
- Site institucional: dá uma visão completa sobre o que uma empresa faz, quem são seus clientes e que valores ela defende. Costuma contar com várias páginas ou seções.
Afinal, o que é melhor: site institucional ou landing page?
Como você viu, escolher entre um site institucional e uma landing page envolve compreender os objetivos específicos do seu negócio e a natureza da sua campanha.
Uma boa maneira de tomar uma decisão é ter a meta do seu negócio em mente.
Se você quer estabelecer uma presença online duradoura para sua marca, onde o usuário consegue encontrar informações completas, então você precisa de um site institucional (seja ele com várias páginas ou one page).
Agora, se você está trabalhando na divulgação de um produto ou serviço específico, quer vender ou captar leads, a landing page é ideal. E vale a dica extra: saber como criar uma landing page de alta conversão pode ser um grande diferencial!
Saiba que a escolha não precisa ser exclusiva. Muitas empresas se beneficiam da combinação de ambos, usando sites institucionais para consolidar sua marca e landing pages para campanhas específicas.
Independentemente da sua escolha, o sucesso online requer uma execução estratégica e um design que ressoe com seu público-alvo. Considere esses fatores para maximizar o impacto da sua presença digital.
Metadescription: Site institucional ou landing page são modelos que podem ser usados para criar a presença digital de uma marca. Mas como escolher? Confira!