Entenda como as ações de saúde ocupacional podem ser estratégicas para o crescimento do seu negócio
Trabalhar a saúde ocupacional na sua empresa é uma das melhores decisões para promover bem-estar e segurança para os funcionários. Com isso, você vai perceber uma melhora nos indicadores de RH, como retenção de talentos, produtividade e redução do turnover.
As ações de saúde ocupacional são benéficas para os colaboradores e promovem a saúde e segurança dos funcionários, melhorando o clima do local e aumentando a produtividade. Por isso, investir em uma consultoria especializada em gestão de saúde e segurança do trabalho é fundamental.
As ações de saúde ocupacional vão evitar doenças e lesões que ocorrem devido às condições de trabalho. Por exemplo, promover a ergonomia no ambiente de trabalho, ajustando a postura, fornecendo os equipamentos necessários para execução dos serviços e fornecendo água potável, ventilação e iluminação adequadas.
Gestão da saúde ocupacional
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é uma medida obrigatória para gerir a saúde ocupacional e preservar a integridade física e psicológica. Ele visa acompanhar os trabalhadores de forma preventiva para evitar o aparecimento de doenças.
Por sua vez, o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) faz parte do PCMSO e comprova que a pessoa está ou não fazendo as suas atividades. Ele permite que a empresa acompanhe as condições físicas e psicológicas dos trabalhadores.
Temos ainda o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que promove a redução dos riscos no ambiente de trabalho, e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que seleciona um grupo de colaboradores para criar medidas para prevenir riscos.
Os intervalos regulares durante a jornada de trabalho são importantes para a saúde do colaborador. As pausas curtas e programadas são necessárias para evitar o cansaço extremo e prevenir problemas de saúde como dor nas costas. Além disso, elas descansam a mente, melhoram a produtividade e a concentração.
Nessas pausas podem ser incluídos exercícios de alongamento e relaxamento. Eles aliviam a tensão muscular e melhoram a circulação. Por isso, incentive os colaboradores a se levantar, alongar e fazer pequenos exercícios durante o intervalo.
Comunicação eficiente e promoção de um ambiente saudável
A comunicação clara e eficiente entre gestores e colaboradores é muito importante para a saúde ocupacional. Um funcionário que se sente confortável para falar sobre suas preocupações permite que a empresa identifique os problemas no início, artes que se tornem maiores.
Sendo assim, a comunicação deve incluir feedbacks construtivos sobre o desempenho dos colaboradores, reconhecendo os esforços e estendendo a mão para superar os desafios.
Invista na gestão da saúde dos colaboradores
Quando a empresa investe em ações de saúde ocupacional, ela ajuda a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e também fortalece os negócios. Entre as ações que podem ser adotadas, podemos citar:
- Palestras com profissionais de saúde;
- Ginástica laboral;
- Campanhas de vacinação;
- Incentivo à prática de exercícios físicos;
- Estímulo à alimentação equilibrada.
Benefícios de investir em programas de saúde ocupacional
Os benefícios da saúde ocupacional são sistêmicos e ela é vista como uma ferramenta estratégica, pois traz saúde para a vida dos funcionários e contribui para os resultados da empresa. Entre os benefícios, podemos citar:
- Aumenta o engajamento e a produtividade: quando o colaborador percebe que a empresa se importa e cria ações para melhorar a saúde, ele se desenvolve melhor e fica mais motivado a buscar as metas;
- Diminui a rotatividade dos funcionários: um número elevado de acidentes afeta diretamente o turnover e gera mais faltas entre os trabalhadores. E a saúde ocupacional reduz essa rotatividade;
- Reduz os custos: as medidas de segurança vão reduzir os custos como multas e adicionais de insalubridade. Programas de saúde ocupacional também podem estimular a troca de maquinário e a redução da exposição dos trabalhadores;
- Melhora a reputação da empresa: quando a empresa investe em saúde ocupacional, ela mostra que tem responsabilidade social e isso passa mais credibilidade.