Maciel de Carvalho, também conhecido como Dr. Carvalho, é original de Brasilia-DF e tem formação em Direito, Filosofia, Teologia e Administração de Empresas. Pós Graduado em Código de Processo Civil, Código Civil, Código de Processo Penal, Código Penal, é Mestre em Filosofia, MBA em Gestão de Empresas e Negócios Internacionais, além de MBA em Finanças e Gerenciamento de Projetos.
No Instagram, o empreendedor já soma cerca de 430 mil seguidores que acompanham e admiram o seu trabalho, além dos milhares de alunos do seu curso reconhecido nacional e internacionalmente, “Método Carvalho Empreender Jurídico” direcionado à advogados.
Dr. Maciel esclarece tudo sobre NFTs.
Você sabe o que são NFTs?
NFT é a sigla para o termo non fungible token, ou “token não fungível”. Eles são tokens, ou seja, códigos numéricos com registro de transferência digital que garantem autenticidade aos seus donos.
Na prática, eles funcionam como itens colecionáveis, que não podem ser reproduzidos, mas sim transferidos. Diferente das criptomoedas, como o Bitcoin, e vários tokens utilitários, os NFTs não são mutuamente intercambiáveis.
NÃO-FUNGÍVEL: NA ECONOMIA, SÃO ATIVOS CUJAS UNIDADES NÃO PODEM SER TROCADAS SEM ALTERAR O VALOR.
O token não fungível representa algo específico e individual, com “cartão de autenticidade” e que não pode ser substituído. Por exemplo, um bitcoin é fungível – troque um por outro bitcoin e você terá exatamente a mesma coisa. Um cartão comercial único, no entanto, não é fungível. Se você o trocasse por um cartão diferente, você teria algo completamente diferente.
Os NFTs podem realmente ser qualquer coisa digital, mas muito do “hype” gira em torno da arte digital. Eles podem representar virtualmente qualquer tipo de item, seja ele real ou intangível, incluindo:
- Trabalhos artísticos;
- Itens virtuais dentro de videogames, como skins, moedas digitais, armas e avatares;
- Música;
- Colecionáveis, como cards digitais;
- Ativos do mundo real tokenizados, desde imóveis e carros a cavalos de corrida e tênis de marcas famosas;
- Terrenos virtuais;
- Vídeos de momentos icônicos do esporte.
Esse é o conceito por trás de NFTs: eles são como um tipo de assinatura digital que transforma qualquer tipo de mídia digital — um GIF ou JPEG, fotos, vídeos, mensagens, arquivos de áudio etc. — em um bem não-fungível.
UM TOKEN NÃO-FUNGÍVEL SERVE PARA GARANTIR QUE DETERMINADO ITEM É ORIGINAL. NESSE SENTIDO, SE VOCÊ COMPRAR ALGO COM NFT, VOCÊ TEM A GARANTIA DE QUE AQUELE ARQUIVO É ÚNICO. É A CHAVE COMPLETAMENTE ÚNICA QUE GARANTE A AUTENTICIDADE DO ARQUIVO .
Os NFTs são projetados para dar a você algo que não pode ser copiado: propriedade da obra (embora o artista ainda possa reter os direitos autorais e de reprodução da obra física). Para entender melhor, Dr. Maciel de Carvalho exemplifica dizendo: “Podemos dizer que qualquer um pode comprar uma gravura da Monalisa, mas apenas uma pessoa pode possuir o original.”
AS TRANSAÇÕES DE NFTS ACONTECEM POR MEIO DE UMA TECNOLOGIA CHAMADA BLOCKCHAIN
Dr. Maciel explica que essa relação entre dados e valores – realizada pela NFT – é possível por causa de uma tecnologia chamada Blockchain. Esta é uma base de dados descentralizada que ficou famosa por servir de fundamento para as criptomoedas, como a Bitcoin e também a Ethereum. É um sistema onde é possível rastrear o recebimento e envio de determinados tipos de informações e onde todas as transações ficam registradas em um tipo de documento oficial que pode ser acessado por qualquer usuário.
Dada a natureza descentralizada do blockchain, há uma grande margem de segurança de que as informações armazenadas são seguras e invioláveis, o que encoraja o surgimento de um mercado em torno de NFTs de forma parecida com o que ocorre com as criptomoedas. Basicamente, qualquer item digital que o autor ou proprietário julgue necessário definir sua autoria pode ser atrelado a um NFT como uma forma de resguardar sua originalidade, na expectativa de comercialização.
O PRINCIPAL VALOR DOS NFTS É BASEADO NA CONFIANÇA DA AUTENTICIDADE
A maioria dos NFTs faz parte do Blockchain Ethereum. Os NFTs são armazenados em carteiras digitais (embora seja importante notar que a carteira precisa ser especificamente compatível com NFT).
E pra concluir e facilitar o entendimento, Dr. Maciel de Carvalho trouxe o exemplo de milhões:
Em 2019, a Nike patenteou o sistema de blockchain chamado CryptoKicks, no qual a marca pode verificar a autenticidade dos tênis, por meio de NFTs. Outro exemplo foi em fevereiro de 2021, quando o meme do Nyan Cat foi vendido por US$ 590 mil. Se você digitar agora no Google Nyan Cat, você vai encontrar diversas cópias e versões deste meme. No entanto, quem comprou o meme recebeu o arquivo original junto com o código que garante sua originalidade e exclusividade. Apesar de comprovar que determinado item é original, o NFT não garante que não serão lançadas cópias e variações do item. No entanto, ele
garante que determinado item é o original, mesmo que existam cópias e variações disponíveis na internet.
Caso seja o criador de um NFT, existe também um recurso que você pode ativar e que vai pagar uma porcentagem cada vez que o NFT é vendido ou muda de mãos, certificando-se de que, se seu trabalho se tornar super popular e aumentar o valor, você verá parte desse benefício.
Existem vários mercados que surgiram em torno dos NFTs, que permitem que as pessoas comprem e vendam. Isso inclui OpenSea, Rarible, Nifty Gateway e muitos outros. Existem também jogos que permitem que você tenha NFTs como itens. Podem ainda surgir oportunidades para os jogadores comprarem uma arma ou capacete exclusivo no jogo ou qualquer outra coisa como um NFT.
Esse conteúdo riquíssimo acerca das NFTs trazido pelo Dr. Maciel de Carvalho facilitou (e muito!) a compreensão acerca do assunto, não é mesmo?!
Dr. Carvalho, através de sua consultoria e assessoria financeira, empresarial e tributária, fornece todo planejamento direcionado ao crescimento e expansão da sua empresa, através de estratégias e métodos validados, com toda a praticidade, responsabilidade econômica e credibilidade, que são sua marca registrada.
Acompanhe no Instagram: @macielcarvalho_oficial