Reciclus impulsiona sustentabilidade com coleta gratuita de lâmpadas fluorescentes em instituições públicas

Programa contribui para o descarte correto desse resíduo e fortalece a conscientização ambiental

A Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação, que, desde 2017, já coletou mais de 47,8 milhões de lâmpadas em todo o Brasil, desempenha esforços para promover o acesso gratuito à coleta e destinação ambientalmente correta de lâmpadas fluorescentes em instituições públicas de saúde e ensino, como escolas, universidades e hospitais públicos. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais negativos e proteger a saúde pública, prevenindo a contaminação por mercúrio – substância altamente tóxica presente em lâmpadas desse tipo.

As instituições interessadas podem entrar em contato com a Reciclus por meio do e-mail reciclus@reciclus.org.br e manifestar interesse, informando o nome da      instituição, quantidade de lâmpadas fluorescentes armazenadas (se possível, com foto) e o município responsável pelo armazenamento.  

Critérios de participação

Para viabilizar a coleta, é necessário atender a alguns critérios básicos, como o armazenamento mínimo de mil lâmpadas fluorescentes em um único local.

Após o primeiro contato, a equipe da Reciclus solicita informações complementares – tais como dados do local – para avaliar a viabilidade da operação.

No caso de instituições de ensino, quando a coleta é aprovada, são alinhadas ações de educação ambiental por meio do Programa Reciclus Educa, que oferece gratuitamente materiais educativos sobre o tema para professores(as) e estudantes.

Abrangência nacional é desafiadora

Classificadas como resíduos perigosos devido ao mercúrio, as lâmpadas fluorescentes exigem tratamento especializado. A escassez de empresas qualificadas para o serviço em todos os estados, aliada ao alto custo de transporte e destinação, dificulta o acesso ao descarte ambientalmente correto. “Nosso objetivo é incentivar que, desde o início, futuras aquisições e licitações considerem a destinação ambientalmente correta, incorporando a logística reversa no planejamento dessas organizações”, destaca Camilla Horizonte, Gerente de Marketing e Operações na Reciclus.

Além da operação de coleta e destinação correta, a Reciclus, desde 2021, dedica-se à disseminação de educação ambiental. O Programa Reciclus Educa já distribuiu mais de 140 mil materiais educativos exclusivos e capacitou mais de 1,2 mil educadores(as) em todo o Brasil, reforçando o seu compromisso com a construção da consciência ambiental.

Para mais informações sobre os pontos de coleta e parcerias, acesse www.reciclus.org.br ou entre em contato pelo e-mail contato@reciclus.org.br.