*José P. Leal Junior
28 de janeiro é reconhecido mundialmente como o Dia da Privacidade de Dados. Em tempos onde vivemos uma boa parte da nossa vida no ambiente digital, é fundamental ter alguns cuidados que nos ajudam a manter dados sensíveis protegidos e compartilhar apenas informações que não oferecem riscos a nós mesmos, nem a terceiros.
Listei abaixo três dicas básicas que, adotando no dia a dia, minimizarão as chances de cair em algum golpe virtual e de ter dados críticos expostos:
Dica # 1: Desconfie. Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, desconfie. Não forneça informações pessoais a qualquer loja que seja, principalmente a qual você nunca ouviu falar, só porque você terá um grande desconto. É provável que você não receba o produto e a tal empresa ainda roube os seus dados financeiros.
Dica nº 2: Desacelere. Fazer algo com atenção é ótimo para sua saúde mental e online. Ao desacelerar enquanto navega online, é possível tomar decisões mais acertadas e diminuir as chances de cair em truques dos engenheiros sociais, que têm mais chances de nos enganar quando estamos distraídos.
Dica nº 3: Mantenha suas informações privadas, privadas. Com a mídia social, compartilhar informações com uma multidão é rápido, o que pode ser uma armadilha. Você gostaria de ver a informação que está publicando em um outdoor para que todos vejam? Lembre-se: até as melhores configurações de privacidade falham e alguém pode se aproveitar dos seus dados para aplicar diversos golpes contra você mesmo ou contra a sua rede de contatos. Fique atento àqueles jogos online que revelam muito sobre a sua vida pessoal ou familiar!
Dica nº 4: Se você pode se conectar, proteja-se. No mundo atual, onde tudo, desde as nossas geladeiras até as nossas cafeteiras, são conectados à internet e controlados por um aplicativo, é importante lembrar que, com essa conveniência, também surgem os riscos, como o sequestro de contas. Certifique-se de usar senhas fortes, opte sempre pela autenticação multifator se for possível, evite redes Wi-Fi desprotegidas e instale um anti-malware se o seu dispositivo permitir.
*José P. Leal Junior é country manager da Veeam no Brasil