Com a proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, discutir esse assunto se torna ainda mais apropriado
A Olimpíada de 2016, que será realizada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, está cada vez mais perto. Além da alegria de ver nosso País sediar um evento dessa magnitude, o anúncio de um evento desse porte também suscita alguns cuidados preventivos. Nesse sentido, surge também uma dúvida: existe algum tipo de seguro que possa garantir proteção contra imprevistos e acidentes durante grandes eventos?
Gilberto Reina, Superintendente Regional da AD Corretora de Seguros, aponta que o seguro para amparar grandes eventos é o de Responsabilidade Civil-Eventos. Segundo o especialista, esse seguro tem uma amplitude de coberturas adequadas a diferentes tipos de riscos, podendo abranger cobertura para danos causados na preparação do evento (montagem, instalações, estruturas), aos funcionários (próprios e de terceiros) que trabalham em todas as etapas do evento, a shows, artistas e elenco, público, imprensa, além de prejuízos causados no momento da desmontagem e transporte dos maquinários e equipamentos.
Mas, o mercado segurador brasileiro dispõe de coberturas adequadas para grandes eventos?
Gilberto Reina afirma que apesar de não haver muitas seguradoras especializadas, o mercado de seguros brasileiro está preparado para atender esse tipo de demanda. “O que pode faltar é capacidade para suportar os limites de indenização desejados. Entretanto, o mercado está preparado para negociar essa capacidade no exterior, por meio de colocações facultativas”, destaca.