O mercado de trabalho de cadistas profissionais vem sendo uma área muito promissora, mesmo sem uma devida formação superior em engenharia ou arquitetura.
O cadista elabora diversas plantas e desenhos técnicos que são solicitados por engenheiros e/ou arquitetos, e diversas vezes um projeto bem elaborado será apresentado em esboços.
Para se tornar cadista não é necessário ter curso superior, pois diversos engenheiros e arquitetos desempenham diversas funções simplesmente pela falta de mão de obra qualificada dentro do mercado. E dentro desses casos, um bom Cursos Online da área vai valer a pena.
Porém, um bom especialista em AutoCAD precisa saber ler e interpretar muito bem os projetos para aumentar as habilidades dentro do software.
A forte procura constante por estes técnicos, mesmo em tempos de crise, explica-se pela imensa variedade de atividades de gestão. Isso porque praticamente toda produção humana necessita de um projeto preliminar de TI para controlar sua materialização.
Firmas de arquitetura, proprietários de edifícios e desenvolvedores, a indústria de móveis, agências de publicidade, a indústria automotiva e até mesmo equipes geográficas dependem constantemente do trabalho visionário de um especialista em AutoCAD 2D.
Quer saber mais sobre o trabalho? Portanto, siga nosso post com ótimas dicas sobre o mercado de corridas de cadistas.
Vamos?
As funções
O AutoCAD, software da empresa Autodesk, é usado por muitos profissionais em vários campos, como arquitetura, design de interiores, engenharia civil, engenharia mecânica, geografia, engenharia elétrica e vários outros setores. Por ser um programa técnico e requerer boas habilidades para preparar trabalhos como plantas, cortes, fachadas, projetos elétricos e hidráulicos, os profissionais que utilizam o software costumam ser bem pagos pelos projetos.
A seguir, selecionei algumas profissões que usam o AutoCAD como um dos principais programas em seu trabalho.
AutoCAD é o primeiro programa em que todos pensam quando se trata de criar desenhos de engenharia 2D e modelos 3D. Os profissionais que possuem conhecimento das diversas funcionalidades deste famoso software podem ser considerados flexíveis no mercado de trabalho, pois podem atuar em diversos setores.
O cadista, como é chamado o profissional do AutoCAD, é responsável pela criação dos projetos e de desenhos que serão de acordo com as especificações do dispositivo, bem como pela definição das etapas de produção, revisão e avaliação dos projetos a serem produzidos.
Arquitetura
Esta é talvez a maior área usada pelo AutoCAD. Na arquitetura, o software é utilizado para projetar projetos digitais para residências ou edifícios, o que facilita muito a visualização da proposta final e a personalização dos detalhes.
Sendo também um excelente aliado que será preciso reduzir os custos, pois ele vai indicar o material e a quantidade dos produtos que serão utilizados. O tempo de preparação de um projeto também diminuiu com o programa e o cadista é capaz de criar diferentes tipos de projetos em um curto espaço de tempo.
Um arquiteto raramente projeta AutoCAD. Ao contrário do engenheiro, é ele quem costuma preparar os projetos, criando-os no AutoCAD e transferindo-os para os gestores da obra. O salário inicial de um arquiteto pode variar de R $ 2.500 ou mais.
Desenho industrial
O AutoCAD também é amplamente utilizado para desenhar desenhos para desenvolvimento de produtos. Na área de desenho industrial, tanto as peças estéticas quanto as funcionais são fabricadas no programa. Por isso, a mesa profissional oferece formas, dimensões, proporções, escalas e materiais ideais para o processo.
Engenharia
Tanto na área civil quanto na mecânica, o cadista cuidará do desenvolvimento de projetos que serão interpretados por profissionais locais. Na área civil, o AutoCAD é utilizado para a elaboração de planos de simulação de edificações e execução de obras. Na mecânica, é usado para projetar peças, produtos e equipamentos para fábricas e várias outras indústrias.
O engenheiro civil usa o AutoCAD para analisar, estudar e executar um projeto. Muitas vezes, não são eles que fazem os desenhos, mas devem saber exatamente como interpretá-los, fazer alterações se necessário e fazê-los. Os profissionais desse setor ganham excelentes salários, a partir de R $ 4.500.
Design de interiores
O AutoCAD é uma instalação para quem também lida com espaços interiores. Com ele é possível estudar a circulação e distribuição dos móveis e a distância entre os objetos, levando em consideração o tamanho dos cômodos. Com ele, o cadista pode separar tudo em camadas, apresentando projetos de iluminação, pisos e a melhor distribuição para cada instalação.
Interessado na profissão de Cadista? O Certificado Cursos Online possui um curso de CAD, com metodologia específica para aprimorar sua carreira no mercado de trabalho.
Mecânico industrial
Os mecânicos industriais utilizam o AutoCAD nas versões 2D e 3D, pois devem desenvolver projetos detalhados para empresas que atuam no setor industrial. O salário inicial desses profissionais varia de R $ 3.500 a R $ 7.000.
Designer gráfico
Poucos designers gráficos usam o AutoCAD, mas essa diferença é a chave para conseguir melhores salários e empregos. Os designers utilizam o programa para desenvolver peças, designs e projetos gerais que vão envolver a sua área.
O salário inicial será entre R $ 1.500 e R $ 2.000.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.