Previsões para 2025: O que os especialistas esperam para o futuro da cibersegurança e tecnologia

Previsões para 2025: O que os especialistas esperam para o futuro da cibersegurança e tecnologia

*Por Shiva Pillay, Niraj Tolia, e Rick Vanover

Com a aceleração da transformação digital e o aumento da complexidade das ameaças cibernéticas, 2025 promete ser um ano de grandes mudanças. Com o objetivo de aulixar na compreensão desse cenário, os especialistas da Veeam Software, líder global número 1 em resiliência de dados, compartilharam suas perspectivas sobre temas como regulamentações de cibersegurança, avanços em inteligência artificial (IA), transformação de plataformas de tecnologia da informação e a evolução da resiliência de dados.

Confira abaixo o que cada um deles espera para o próximo ano.

Veja o que Shiva Pillay espera de 2025:

  • O ransomware como “símbolo de honra”-  Pillay aborda a crescente normalização dos ataques de ransomware, um tipo de ataque em que os dados de uma organização são sequestrados até que seja pago um resgate. Ele destaca que, com 75% das empresas enfrentando esse problema nos últimos anos, superar esses ataques com sucesso será visto como uma demonstração de preparação e resiliência por parte das empresas.
  • Você vai cometer erros – O especialista também discute a importância da flexibilidade para corrigir falhas em 2025. Ele prevê que as empresas se afastarão do “vendor lock-in” — ou seja, a dependência exclusiva de um fornecedor — para priorizar estratégias adaptáveis diante das mudanças do cenário.
  • Novo ponto de vista – Segundo o executivo, a abordagem em 2025 será menos sobre culpar vítimas de violações e mais sobre aprender com erros. Ele enfatiza a importância de tratar cibersegurança e saúde mental como questões interligadas, incentivando uma comunicação aberta e colaborativa. Na opinião do executivo, falar abertamente sobre saúde mental e cibersegurança fortalecerá a resiliência organizacional. Assim como na saúde mental, quanto mais falarmos sobre ataques cibernéticos e suas lições, mais preparados estaremos para enfrentá-los.
  • A escassez de habilidades – Pillay ainda ressalta a falta de profissionais qualificados em cibersegurança, que ele atribui à ausência de planejamento estratégico nas empresas. O executivo acredita que a inteligência artificial ajudará a mitigar essa escassez automatizando tarefas rotineiras, mas destaca que o sucesso dependerá de liderança engajada e colaboração entre diferentes setores da organização.

Confira as previsões de Niraj Tolia, Diretor de Tecnologia (CTO) da Veeam Software:

Niraj Tolia,prevê mudanças disruptivas na forma como as plataformas de TI são utilizadas. Ele identifica as seguintes tendências:

  • Agentes de IA revolucionando plataformas de TI: Até 2025, agentes baseados em inteligência artificial irão além de responder perguntas ou sugerir ações, assumindo funções complexas como identificar perdas de dados, localizar backups recentes e iniciar restaurações automaticamente.
  • Interfaces de usuário conversacionais: Interfaces orientadas por IA e Processamento de Linguagem Natural (PLN) permitirão que os usuários interajam diretamente com sistemas para executar funções sem conhecimento técnico avançado.
  • Gestão de TI personalizada: Com o apoio da IA, políticas dinâmicas serão criadas para se adaptar automaticamente ao comportamento do usuário e aos padrões de acesso.
  • Service as Software (SaaS 2.0): Essa nova abordagem transformará o modelo tradicional de Software como Serviço (SaaS), tornando os sistemas parceiros ativos que monitoram riscos e realizam ações proativas, como backups e restaurações automáticas.

Entenda a perspectiva de Rick Vanover, Diretor Sênior de Estratégia de Produtos da Veeam Software:

  • A necessidade constante de liberdade e portabilidade de dados diante de desastres financeiros.
  • A importância da privacidade de dados em sistemas baseados em IA.
  • Como mudanças culturais e atualizações nas qualificações profissionais podem impulsionar a resiliência de dados.
  • Ele também prevê ajustes significativos em clientes impactados por fusões corporativas, como o caso Cohesity/Veritas, e como esses cenários podem ser aproveitados para gerar insights relevantes para o setor.

* Shiva Pillay é General Manager e Senior Vice President de Américas da Veeam, Niraj Tolia é Diretor de Tecnologia (CTO) da Veeam, e Rick Vanover é Diretor Sênior de Estratégia de Produtos da Veeam