Por dentro do mercado cripto: entenda as variações de cotação

Por dentro do mercado cripto: entenda as variações de cotação

Ao saber dessas informações sobre criptomoedas, fica fácil desenvolver estratégias favoráveis ao seu crescimento

O mercado cripto é bastante atrativo e chama a atenção de muitas pessoas que querem começar no mundo dos investimentos. É muito importante levar em consideração um comportamento constante de análise e monitoramento para identificar as melhores oportunidades e aumentar sua lucratividade de uma maneira estratégica. 

Atualmente, é muito relevante contar com uma exchange de criptomoedas. Ela permite que você tenha acesso a dados que colaboram bastante para sua tomada de decisão com total transparência e alinhamento com seus objetivos financeiros. 

Separamos abaixo algumas informações pertinentes que mostram o quanto é necessário acompanhar as mudanças que o mercado apresenta e quais são os fatores que influenciam diretamente a dinâmica desse mercado. Continue conosco e boa leitura. 

Fatores que influenciam movimentações no mercado cripto 

Esse mercado é caracterizado pela oscilação no preço das moedas, o que acontece por diversos fatores, como a lei da oferta e demanda. O aumento da demanda ocorre quando existe uma determinada parcela da população que tem interesse por uma criptomoeda e ela passa a valorizar mais por conta dessa procura. 

A oscilação ocorre também quando há diminuição da oferta. Esse tipo de situação pode ocorrer quando perdem as chaves de privacidade ou quando não apresentam segurança e reputação on-line que agrega valor a uma estratégia de curto, médio ou longo prazo que auxilie na lucratividade do investidor. 

Como existem várias criptomoedas no mercado, é imprescindível contar com uma exchange de criptomoedas que ajude na intermediação do processo de venda e compra de moedas digitais. 

Regulamentações 

Existem países que dispõem de leis que não são nem um pouco favoráveis ao crescimento do mercado cripto. Em setembro de 2021, por exemplo, várias transações de criptomoedas foram proibidas na China, e esse tipo de evento pode ser bastante prejudicial aos investidores desse mercado, visto que essa atitude gera um grande impacto nas cotações. 

Sem dúvidas, é um fator que contribui bastante para que as flutuações ocorram. Por outro lado, é bastante benéfico quando ele é a favor das criptomoedas. Leis de incentivo são importantes para impulsionar os preços e fazer com que mais investidores estejam confiantes e apostem em uma determinada moeda. 

Adoção tecnológica 

Apesar da tecnologia estar bastante presente no dia a dia das pessoas, as apostas tecnológicas também precisam existir para impactar de forma positiva a propagação de certos negócios, como, por exemplo, o mercado cripto. 

A chegada de novas plataformas pode ser bastante útil para impulsionar os preços, mas é indispensável que os avanços tecnológicos aconteçam, principalmente na área de blockchain, para haver escalabilidade e aumento da eficiência operacional. 

Desse modo, é possível atrair novos investidores e transmitir confiança, assim como ocorreu com a Ethereum 2.0, valorizando o modelo mais sustentável, o qual chama a atenção de pessoas que gostam de valorizar essa pauta. 

Eventos macroeconômicos 

Existem eventos que podem causar efeitos positivos ou negativos em uma determinada região, ou pode até mesmo ter impacto internacional, como foi o caso da pandemia da covid-19. 

Esses eventos macroeconômicos geram variadas oportunidades e ameaças que podem aumentar ou diminuir o interesse das pessoas em determinadas criptomoedas. 

As melhores práticas para lidar com as flutuações de mercado 

Não adianta, é preciso aceitar que as movimentações e oscilações do e no mercado são elementos intrínsecos a ele, e, portanto, constituem naturalmente o cenário financeiro. Sendo assim, acompanhar essas movimentações pode ajudar a identificar oportunidades e ajustar estratégias conforme necessário.

Estudar as dinâmicas do mercado pode contribuir para o desenvolvimento de decisões mais embasadas. Além disso, estabelecer limites claros de ganho e perda e diversificar os investimentos são práticas que podem ajudar a reduzir riscos.

Contar com plataformas confiáveis, como exchanges de criptomoedas, pode facilitar o acompanhamento das mudanças e proporcionar mais controle sobre os investimentos, permitindo ajustes em resposta às oscilações do mercado.