O diretor-executivo da consultoria em setor energético Andrade & Canellas, Silvio Areco, disse que o Brasil é hoje um País excelente para se investir e o setor de energia elétrica é um dos mais atrativos. “Existem muitos interessados em aplicar recursos na área. Há sinais no mercado de que novos empreendedores devem injetar dinheiro na área de energia elétrica no Brasil. Chineses e indianos já andaram olhando para o mercado nacional. Há grandes fundos internacionais que também estão interessados nesse segmento no País”, analisou o executivo.
Ele frisou que a demanda está em alta no País e deve aumentar com as perspectivas de crescimento dos próximos anos. “O Brasil sediará importantes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016”, pontuou.
O especialista destacou que o mercado brasileiro de geração de energia pelos grupos privados tem na ponta a Tractebel Energia. Segundo informações na página da companhia na internet, a capacidade atual do parque gerador é de 6.423 MW.
“O mercado tem grandes companhias como a Tractebel, AES Tietê, Duke Energy e CPFL entre as geradoras privadas. Se contarmos com as geradoras estatais, o segmento tem a Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), Furnas, Eletronorte, Cesp (Companhia Energética de São Paulo) e Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais)”, enumerou. O executivo da Andrade & Canellas ressaltou que o setor de geração é extremamente competitivo.
Fonte: http://www.synergiaeditora.com.br/noticias/911-pais-e-excelente-para-investir-em-energia