Padrão visual para pequenas e médias empresas não é um bicho de sete cabeças!

Padrão visual para pequenas e médias empresas não é um bicho de sete cabeças!

As indústrias de pequeno e médio porte começaram a se dar conta da importância da comunicação com seu público-alvo há pouco tempo. Na verdade, depois que a China entrou para valer em vários segmentos do mercado industrial a concorrência ficou muito mais feroz e a necessidade de se fazer presente falou mais alto.

Existe um mito de que propaganda exige um grande valor de investimento e que somente as grandes empresas têm fôlego para isso. Não é bem assim!

Continuo encontrando ainda no mercado muitas empresas que deixam sua comunicação nas mãos de uma sobrinha que fez um cursinho na escola à tarde e que, portanto, se acha apta a desenvolver um anúncio ou pede a um conhecido que sabe mexer em algum programa de criação para desenvolver um logotipo. Eu pergunto: você colocaria um projeto técnico de um equipamento ou componente que sua empresa fabrica para apresentar a um potencial cliente nas mãos do seu afilhado de 18 anos que ainda não tem experiência? Por que você faz isso com a comunicação da sua empresa?

A indústria tem um jeito peculiar de se comunicar com o mercado. Em primeiro lugar é preciso determinar quem é o seu público-alvo.  Definido isso, fica muito mais fácil pensar na estratégia de comunicação.

Entretanto, a base para tudo é definir um padrão visual. Isso não requer um investimento alto, mas bom senso e orientação para todos na empresa. Estabelecer um padrão permite ao receptor da mensagem identificar de bate-pronto que aquele material se refere à sua empresa.  Seu logotipo tem que ter cores especificadas e em todos os lugares em que ele for aplicado deverá sair com as mesmas cores, no mesmo tipo de letra, sem distorção – cartão de visita, nota fiscal, papel de carta, envelope, orçamentos, anúncios, no site, nos uniformes e assim por diante.

Você já parou para pensar que o logotipo é a “cara da sua empresa”? Grandes empresas sabem disso e têm um manual de identidade visual com regras muito claras de como usá-lo e de como aplicá-lo em cada um de seus materiais.

Isso não é um detalhe insignificante e sim uma estratégia que demonstra coerência e cuidado por parte da empresa, garantindo o reforço da sua marca.  Toda vez que o seu comprador vir o seu logotipo, ele vai lembrar da sua empresa.

Pense nisso: o investimento é muito pequeno e o retorno, a médio e longo prazo, é significativo.

Marot Gandolfi
Assessoria em Comunicação e Marketing
www.multifocogroup.com.br

Deixe uma resposta