O sorriso de milhões! Os jogadores da Copa do Mundo exibiram seus dentes branquinhos nessa edição do Catar

Além de ser um sucesso entre os atletas, a pesquisa da Ortoestética revela um aumento geral na procura por facetas nos dentes

(Cristiano Ronaldo, camisa 7 da Seleção de Portugal, antes e depois do procedimento)

São Paulo, dezembro de 2022 – Não são só os jogadores que querem ter os dentes bonitos. Segundo uma pesquisa independente da Ortoestética, uma rede de franquias odontológica multidisciplinar com foco em ortodontia estética, estética dental e harmonização orofacial, houve um aumento de 30% na procura pelo procedimento de facetas neste ano. 

Mais conhecida popularmente por lentes de contato dental, elas são facetas ou lâminas ultrafinas, com 1 mm de espessura ou menos, confeccionadas em cerâmica ou resina composta. As facetas são aderidas aos dentes com a intenção de alterar forma, contorno, proporção e cor. O único profissional que tem autorização para fazer esse tipo de tratamento é o cirurgião dentista especialista em dentística e prótese.

As indicações de facetas dentárias acontecem tanto para fazer melhorar a estética no sorriso quanto, também, para corrigir algumas características que possam prejudicar as dinâmicas da boca. Portanto, além de deixarem os dentes mais bonitos, promovem uma melhor funcionalidade para as arcadas dentárias e contribuem com o equilíbrio da saúde bucal, por isso vem ficando cada vez mais popular entre as pessoas. 

As facetas dentárias existem há mais de 25 anos e são indicadas para pessoas que sofreram alterações nos dentes por conta de algum desgaste, que pode decorrer de bruxismo até fatores genéticos. 

As facetas são indicadas: 

  • Para fechamentos de diastemas, que são o espaço entre os dentes; 
  • Alterações de formato dental; 
  • Estabelecimento de proporção adequada entre altura e largura, especialmente para dentes muito pequenos (conoides);
  • Dentes muito escuros.

O uso das facetas nos dentes deve vir acompanhado de uma excelente higiene bucal. Isso porque, as facetas são coladas nos dentes, sem uma boa escovação eles vão acumular bactérias e microorganismos que podem causar cáries. 

A cárie ainda pode gerar uma reação inflamatória na gengiva, que pode evoluir para uma inflamação no tecido que suporta os dentes. Desta forma, eles ficam moles e podem cair. Além disso, para tratar a cárie vai ser preciso tirar a faceta que não poderá ser reaproveitada.

Sobre a Ortoestética

A Ortoestética é uma rede com quase 20 anos de atuação e mais de 270 franquias espalhadas pelo Brasil. Atendendo a todos os serviços na área da odontologia, tem como objetivo proporcionar ao maior número de pessoas um atendimento odontológico de qualidade, apresentando uma odontologia ética em todas as especialidades, com preços acessíveis e um atendimento humanizado.

Com localizações privilegiadas, dispõem de uma estrutura completa para atender o público mais exigente, equipamentos de última geração e com foco total no resultado. A Ortoestética tem como meta também continuar sendo a rede de franquias com maior lucratividade para os seus franqueados e atingir 500 unidades até 2023.