O maior problema com o e-commerce e como você pode corrigi-lo?

O maior problema com o e-commerce e como você pode corrigi-lo?

O e-commerce tornou- se parte fundamental nas relações comerciais de empresas nos últimos tempos. Em suma, trata-se da digitalização da venda, facilitando o acesso a mercadoria para pessoas de diversas localidades do Brasil e até mesmo do exterior..

Se você tem uma empresa especializada em manutenção de compressores, por exemplo, saiba que entre as principais vantagens do e-commerce estão:

  • Flexibilidade para criação de anúncio;
  • Exposição de produto durante 24 horas;
  • Integração com redes sociais e blogs;
  • Ferramentas otimizadas para apresentação do produto;

Entretanto, o e-commerce também apresenta alguns problemas e desafios que empreendedores necessitam superar para desenvolver as atividades comerciais pela web.

Nossa equipe decidiu fazer um levantamento e falar sobre os problemas e sobretudo o principal deles. Posteriormente contribuir também com dicas para resolvê-los. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura. 

Não praticar ações de marketing

Um dos principais erros dos empreendedores que buscam vender seus produtos no e-commerce, é não trabalhar com ações de marketing.

Sabe aquela frase famosa: “quem não é falado não é lembrado”. Ela se encaixa muito bem para comércios digitais que não investem em publicidade online.

A solução para isso está na produção de conteúdo relevante, otimização dos recursos no site, adequação às diretrizes do SEO e atividade constante nas redes sociais, para incentivar visitas dentro do site de e-commerce.

Não trabalhar com KPIs

Se você está vendendo uniformes profissionais numa loja de e-commerce, por exemplo, você pode até ter uma noção se o seu negócio está indo bem ou não, mas não haverá de ter certeza.

Utilizando um indicador de performance, que é conhecido como KPI (Key Performance Indicator), você contará com um sistema que vai mostrar as chaves do desempenho do negócio.

Esse sistema é fundamental para entender o comportamento do internauta em seu site e detectar eventuais problemas que estão diminuindo o índice de compras ou fazendo com que as pessoas desistam de fazer suas compras.

Pela internet você encontra várias maneiras de inserir KPI dentro do seu e-commerce, que pode ser desde a instalação de softwares otimizados, até mesmo aplicativos online que serão integrados a sua loja virtual.

E-commerce e os crimes cibernéticos

Os crimes cibernéticos são sem nenhuma dúvida o principal problema do e-commerce.

Infelizmente os criminosos acabam se adaptando às realidades, seja ela material ou tecnológica, para tentar tirar proveito de diversas situações, sobretudo no que diz respeito a vazamentos de dados pessoais e desvios de pagamento. 

Entretanto, o alerta que estamos fazendo não é sinônimo de pânico para o empreendedor, ou que a sua empresa tenha que deixar o comércio digital para se proteger desse inimigo em potencial.

A solução mais indicada é que o gestor busque meios de implementar um sistema de automação de para se manter seguro de ciberataques.

Recomendamos que invista em softwares de defesa, como os antivírus profissional, contrate ou terceirize uma empresa de TI para dar suporte aos softwares e aplicativos comerciais que a empresa utiliza, além de conscientizar funcionários dos perigos que existem ao navegar por sites não-seguros na web.

Esse foi nosso artigo falando sobre o maior problema com o e-commerce e como você pode corrigi-lo e com isso ajudar no desenvolvimento corporativo da sua empresa.

Se gostou do nosso conteúdo compartilhe em suas redes sociais para ajudar mais pessoas e nos siga para obter mais conteúdo sobre marketing, empreendedorismo e gestão empresarial. 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.