Joia de prata são autênticas, belas e caminham de mãos dadas com a qualidade e durabilidade, principalmente aquelas que são feitas de forma pura e com boas matérias primas. E para identificar se o material é realmente nobre você precisa, primeiro, conhecer melhor como são feitos e quais os diferentes tipos de prata que podem ser utilizados na fabricação de joias e outros acessórios.
Metais como a prata, possuem a característica de ser mais maleáveis que outros. Sendo assim, para criar peças que sejam duráveis e tenham um design incrível, é preciso compor uma liga metálica com materiais mais rígidos. É aí que entram os números que vemos nos descritivos das peças de prata, justamente para indicar o percentual desse material na liga metálica.
As mais comuns e sofisticadas são a prata 925 e 950, ou seja, a primeira possui 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais, já a segunda 95% de prata e 5% da liga. Isso quer dizer que peças com tais indicações contêm quase 100% de prata, o que as torna joias de verdade e não bijouterias.
Por que escolher joias de prata?
Agora que as definições de prata foram atualizadas com sucesso, é hora de conhecer as vantagens que essas joias têm para te oferecer, além, é claro, de todo charme e beleza.
Nobreza ao alcance de todos: a prata é considerada um metal raro, mas apesar disso, pode ser encontrada em um volume maior do que outros como ouro, irídio e platina. Portanto, seus valores são mais acessíveis enquanto sua nobreza e qualidade continuam supervalorizadas.
Uma joia para sempre: a prata, diferente de outros materiais que entram e saem de moda com frequência, é eterna. Independente da época, estação do ano, ocasião e idade, essas joias estão sempre em alta e podem atravessar gerações, principalmente as que possuem design clássico.
Super versáteis – As diversas nuances de tons de prata harmonizam com um amplo espectro de cores. Joias de prata combinam com qualquer look e compõe com maestria todos os estilos desejados: modernos, elegantes, despretensiosos e, porque não, todos eles juntos.
Tem significados especiais – O valor da prata, por si só, já é inquestionável, mas ela também possui uma grande simbologia: é fortemente associada à pureza e força interior. É também o metal da Lua graças à semelhança de seu brilho com a luminosidade que percebemos nesse astro tão mágico.
Facilidade de conservação. – A prata é um metal delicado, que ao entrar em contato com outras substâncias e até mesmo com a nossa pele, pode passar por um processo de oxidação natural que compromete seu brilho. Mas isso não é nenhum problema, já que é muito fácil recuperá-la e deixá-la novamente impecável, sem nem precisar levar suas joias a nenhum especialista. Vamos te contar tim-tim por tim-tim como:
Como cuidar das suas joias de prata
Já te contamos alguns dos pontos positivos de se escolher uma joia de prata e de como elas podem funcionar nos looks, na vida, para as recordações e até mesmo como amuleto. Mas você sabe como cuidar para que elas continuem fazendo parte da sua vida por anos e anos?
Para começar, é preciso entender que apesar de bastante resistente, a prata é também bastante delicada. Outro ponto é que esse material tem como processo natural a oxidação, ou seja, é preciso de alguns segredinhos e técnicas para sua preservação e limpeza. Ah! E pode ficar tranquila que a gente te conta todos eles!
Tenha cuidado na hora de guardar sua peça
Quem tem um amuleto sabe que além da beleza, há nele muitos significados, o que provavelmente fará com que você use bastante essa peça e não queira tirá-la do corpo. Mas no caso de precisar guardar sua joia, é necessário que esse armazenamento seja feito de maneira adequada em caixas próprias, como um porta joias com o interior acolchoado e o exterior rígido, protegendo internamente contra arranhões e externamente dos impactos. A dica também vale se mais de um acessório for guardado junto, nesse caso, escolha caixinhas com divisórias para que uma peça não danifique a outra.
As magias da flanela mágica
A limpeza correta mantém suas joias impecáveis e com aquele visual de que acabou de sair da loja. Para isso, conte com a flanela mágica, um tecido especial para limpar os acessórios e que garante o cuidado com peças sensíveis. Além disso, a flanela limpa sem arranhar ou danificar as estruturas da joia e não precisa de mais nenhum outro produto. Para utilizá-la no polimento, basta esfregar suavemente até alcançar o brilho esperado.
Não use soluções caseiras
Assim como falamos acima, usar flanela mágica é suficiente e dispensa a necessidade de outros produtos. Mas se mesmo assim você achar necessário uma limpeza mais profunda, opte por materiais específicos para limpar joias de prata e só limpe quando realmente houver oxidação profunda. Abra mão totalmente de soluções caseiras, pois além de serem impróprias para esse uso elas podem corroer e estragar o material.
Cuidados do dia a dia
O ideal é ter bastante zelo durante o uso de joias de prata em sua rotina: caso precise lidar com materiais de limpeza ou à base de cloro, retire a peça para evitar o contato com tais substâncias. O seu perfume, apesar de delicioso, também pode ser abrasivo, então, espere sua total absorção no corpo para só aí colocar o acessório. O contato com cremes, pomadas e sabonetes também deve ser evitado.
De olho na umidade
Você já sabe como armazenar seu amuleto corretamente, mas a dica aqui vai além: escolha locais secos. Para garantir a durabilidade e a não oxidação, use sempre que possível produtos que removem a umidade como sílica gel, naftalina e até saquinhos antiumidade.