Ações pontuais e acompanhamento especializado ajuda a evitar casos de burnout e transtornos mentais no ambiente de trabalho
Hoje, o Brasil é o país líder do ranking de pessoas com ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de cidadãos com essas condições.
A origem de muitas destas patologias é o ambiente de trabalho dos brasileiros.
Por isso, não apenas os colaboradores das empresas, mas as organizações empresariais também sofrem consequências com o alto número de profissionais adoecidos.
De acordo com o Mentor de Carreira e Especialista em Análise Comportamental João Neto, esses transtornos afetam não apenas os funcionários, mas também as empresas. Ele explica que as consequências mais comuns são: alta rotatividade de colaboradores, muitas faltas e licenças médicas, baixa produtividade, excesso de insatisfação geral, entre outros problemas.
Por isso, é fundamental que as empresas invistam em práticas eficazes para oferecer um bom ambiente de trabalho a todos os colaboradores.
Por causa desse cenário, que está cada vez mais comum no Brasil e em outros países, o especialista João Neto elaborou sua palestra empresarial: “a palestra serve para o desenvolvimento de soluções com base nas necessidades da empresa no que se refere a gestão de pessoas, desenvolvimento de líderes e comunicação de equipe”, relata.
Quais são as vantagens de investir em práticas para garantir uma boa saúde mental para os colaboradores de uma empresa?
De acordo com o especialista João Neto, investir em práticas para garantir uma boa saúde mental para os profissionais de uma empresa traz muitos benefícios não apenas para os funcionários.
“Isso garante vantagens para a organização como um todo, como a redução de faltas e licenças médicas, aumento da produtividade, diminuição de rotatividade de colaboradores, contratação de profissionais mais qualificados, entre outras vantagens”, esclarece o mentor.
Além disso, isso também garante vantagens para os profissionais, como extrema satisfação no ambiente de trabalho, o que é fundamental para a qualidade de vida de qualquer pessoa.
“A promoção da saúde emocional cria um ambiente de trabalho mais saudável, onde os funcionários se sentem valorizados, engajados e capacitados para enfrentar os desafios do dia a dia, resultando em benefícios tanto para os indivíduos quanto para a empresa”, finaliza.
Acompanhe o mentor João Neto em suas redes sociais: LinkedIn e Instagram.