Iniciativa faz parte do projeto Plantando o Futuro, que conta com 10 anos de história e mais de três mil mudas plantadas; mais de 600 pessoas já foram envolvidas, entre crianças e adultos.
São Paulo, julho de 2023 – A HM realizou, no mês anterior, ação do projeto Plantando o Futuro, na qual levou mudas de árvores a serem plantadas por crianças de 14 a 16 anos, da turma do 9º ano da EMEF/EJA Padre Domingos Zatti, situada na Cidade de Campinas (SP). A iniciativa envolveu ainda rodas de conversas para falar sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e ações de sustentabilidade.
A ação contou ainda com a presença de José Carlos Perdigão, diretor presidente da Jaguatibaia Associação de Proteção Ambiental, que realizou, a convite da HM, uma demonstração por meio de uma maquete dinâmica, revelando a relação entre a cobertura florestal de uma determinada região e a disponibilidade de água. O objetivo foi enfatizar a necessidade da proteção ambiental dos mananciais hídricos de cada local e as necessidades de trabalhos de restauração do ambiente, além de ressaltar a importância da preservação ambiental.
O intuito do projeto Plantando o Futuro é disseminar informações e elevar conhecimento sobre a importância da proteção e a preservação do meio ambiente, bem como mostrar que existem soluções simples e interessantes que podem ser colocadas em prática por qualquer pessoa para superar os desafios ambientais que a população enfrenta atualmente. O Instituto Camargo Corrêa está à frente de todos os projetos de voluntários das investidas do portfólio da MOVER, da qual a HM faz parte.
O projeto já conta com 10 anos de história que somam mais de três mil mudas plantadas e participação de mais de 600 pessoas, entre crianças e adultos. “Iniciativas como essa desempenham um papel vital para a conscientização ambiental dos mais jovens, que serão os protagonistas na preservação dos recursos naturais, na mitigação das mudanças climáticas, na conservação da biodiversidade, no desenvolvimento sustentável, na melhoria da qualidade de vida e na conscientização da sociedade. Elas são fundamentais para garantir um futuro mais sustentável para o nosso planeta e para as gerações futuras”, afirma Humberto Camargo, responsável por liderar o programa dentro da HM.
Segundo Humberto, a perda da biodiversidade é um dos maiores desafios ambientais que enfrentamos atualmente. Para ele, projetos ambientais ajudam a proteger ecossistemas diversos e ameaçados, promovendo a conservação de espécies vegetais e animais, mas o mais importante é aumentar a consciência da população.
“O objetivo da HM é, acima de tudo, fomentar pensamento crítico sobre o impacto das ações do homem no meio ambiente, informando as pessoas sobre questões ambientais, despertando o interesse pela natureza e estimulando a adoção de comportamentos sustentáveis. Isso cria uma base sólida para a construção de uma sociedade mais engajada na proteção do meio ambiente”, conclui Humberto.