Confira como fazer a gestão de contas a pagar da forma certa e garantir a saúde financeira do negócio
Ter um negócio sustentável a longo prazo, além de importante, é o objetivo de todo empreendedor. E para que isso aconteça, é necessário fazer da forma correta a gestão de contas a pagar. Estruturar sua operação vai contribuir para a saúde financeira da sua empresa e evitar que ela feche as portas.
Para manter seu negócio funcionando sem maiores dores de cabeça, não é preciso tomar atitudes mirabolantes. São as ações simples, como negociar com o fornecedor, controlar os gastos e ficar de olho nas datas que vão evitar dívidas.
Existem ainda algumas ações preventivas que você pode adotar para tornar o gerenciamento das contas mais simples, como usar maquininhas com pagamento instantâneo. Isso porque elas permitem que você receba imediatamente do cliente, o que mantém em dia o fluxo de caixa.
Por que a gestão de contas a pagar é imprescindível?
Gerenciar corretamente as contas a pagar permite que você faça o controle financeiro da empresa. Dessa forma, você acompanha o que entra e o que sai do negócio, evitando erros e gargalos. Entenda como fazer esse controle da forma certa.
Contas a pagar são os compromissos que o negócio assume para quitar depois. Essas dívidas se referem aos bens ou serviços contratados por meio de crédito. Ou seja, a empresa vai adquirir o insumo antes de pagar e acordar uma data para que o pagamento seja feito.
Como fazer uma boa gestão das contas a pagar?
Para fazer uma boa gestão de contas a pagar, é preciso ser estratégico. Dessa forma, você poderá otimizar processos, reduzir custos e melhorar a relação com os fornecedores. Confira alguns passos para otimizar esse processo.
Tenha um bom planejamento financeiro
O planejamento financeiro é vital para a saúde financeira do seu negócio. Ele evita emergências, decisões tomadas de última hora, pagamentos antecipados sem desconto. Assim, afasta gastos que ficam ocultos e oportunidades perdidas.
Planejando com antecedência, você avalia os gastos que são mais recorrentes e desnecessários, a fim de eliminar ou reduzir. Outro ponto importante é que o planejamento permite manter a previsibilidade do negócio, garantindo a estabilidade.
Negocie os prazos com o fornecedor
Negociar os prazos com o fornecedor contribui para deixar o caixa da sua empresa livre para cobrir outras despesas. Além disso, ele permite que você tenha uma visão mais clara sobre o que recebe e paga, o que vai ajudar a evitar problemas financeiros.
Além disso, com essa negociação, o caixa da sua empresa terá dinheiro por mais tempo. Com isso, você terá maior liquidez e margem para cobrir emergências que surgirem e despesas com a operação.
Lembre-se: desenvolver um bom relacionamento com os fornecedores é um investimento para seu negócio. Por isso, procure sempre ter uma boa comunicação e cumprir todos os prazos e condições negociadas.
Mantenha o controle das despesas
Se você quer uma empresa eficiente, é preciso controlar as despesas de forma sistemática. É necessário estabelecer diretrizes em relação a como os recursos financeiros da empresa podem ser usados.
Além disso, é importante usar um sistema de controle. Assim, você poderá acompanhar, em tempo real e de forma integrada, o uso dos recursos financeiros e gerar relatórios para avaliar o desempenho.
Dessa forma, você poderá revisar de forma periódica as finanças e comparar os orçamentos para identificar descuidos e fazer correções. Outro ponto importante são os relatórios detalhados. Com eles, você poderá identificar padrões de gastos e identificar oportunidades de melhoria.
Controle dos vencimentos
Configure no seu sistema de controle financeiro alertas para lembrar do vencimento das contas e evitar atrasos nos pagamentos, que resultam em encargos e multas. Assim, você mantém as contas em dia e um bom relacionamento com os fornecedores.
Analise o fluxo de pagamentos
Analisar o fluxo de pagamento significa acompanhar os pagamentos que foram feitos durante o período avaliado, os pagamentos em atraso e as multas que serão cobradas em cima das contas vencidas. Dessa forma, você acompanha o que foi pago e o que ainda está devendo.