Na maior feira da indústria elétrica e eletrônica brasileira, Genetec mostrará como diferentes indústrias podem garantir maior segurança patrimonial e gestão operacional e predial ao adotarem plataformas de gestão unificadas para gestão de ferramentas como videomonitoramento, controle de acesso, painéis de incêndio e equipamentos IOT, entre outras tecnologias
A Genetec, fornecedora líder de tecnologia de soluções unificadas de segurança pública e privada, gestão de operações e inteligência de negócios, apresentará os benefícios de suas soluções de segurança unificadas e federadas para a gestão operacional e predial de diferentes indústrias durante a FIEE 2023 (Feira Internacional de Elétrica e Eletrônica). A FIEE, promovida pela ABINEE, ocorrerá simultaneamente ao Fórum ABINEE TEC e Arenas do conhecimento, no período de 18 a 21 de junho, no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP.
“Nossas soluções atendem aos requisitos de conformidade relativos à segurança e privacidade de indústrias de todos os setores e tamanhos. Por esta razão, é fundamental estarmos presentes em um evento como a FIEE, que reúne as lideranças da indústria elétrica e eletrônica do País, porque é uma oportunidade imperdível de mostrar como nossas soluções unificadas podem ajudar, não só a proteger o patrimônio e as pessoas, mas também fornecer insights essenciais para melhorar a gestão predial e operacional”, afirma Tiago Brito, Engenheiro de Aplicações da Genetec.
Nessa edição, o tema do Fórum ABINEE TEC será “Inovação, Sustentabilidade e Tecnologia na Indústria” e a Genetec palestrará na Arena 1, que tem como escopo apresentações referentes à soluções inteligentes para simplificar processos rotineiros, economizar energia e reduzir custos de forma geral. O assunto abordado pela Genetec será “Unificação de sistemas prediais para um gerenciamento mais eficiente”, no dia 20 de julho, às 14h.
“O objetivo é falarmos sobre como nossos sistemas unificados e abertos de segurança, ajudam a ampliar as possibilidades de escolha de equipamentos modernos de videomonitoramento, controle de acesso, painéis de incêndio, Internet das Coisas (IOT), automações, entre outros, que são perfeitamente coordenados pelo Genetec Security Center, passando a gerar dados unificados, que se tornam insights preciosos para a gestão predial e, por vezes, das operações”, detalha Brito.
Segundo ele, a adoção das soluções da companhia ajuda prioritariamente nos seguintes aspectos da gestão predial:
- Segurança patrimonial – as soluções de segurança estão cada vez mais modernas e integradas às demais ferramentas tecnológicas da empresa.
- Fluidez de pessoas e veículos dentro do edifício – ajudam no controle de acesso de pessoas e veículos ao local, preferencialmente por meio de uma plataforma unificada que permite aos sistemas conversarem entre si e oferecerem uma visão geral da operação, em uma única tela. Com isso, são evitados problemas operacionais no fluxo de visitantes, prestadores de serviços e funcionários, além de erros comuns e atrasos nos processos manuais de coleta das informações que subsidiam os relatórios. Outro aspecto fundamental hoje é garantir que estes controles sejam feitos e visualizados pelos gestores de diferentes áreas por meio de seus celulares, independentemente de sua localização e do horário. A disponibilização destas informações móveis facilita a tomada de decisões para impedir aglomerações desnecessárias, prevenir e evitar eventuais invasões ou acessos não autorizados a áreas restritas.
- Garantir videomonitoramento para ter visão panorâmica do que ocorre em todas as áreas, o que agiliza eventuais investigações para dar respostas imediatas a determinadas ocorrências. Com isto é otimizada a operação de segurança, poupando tempo e a necessidade de alocação de recursos humanos, bem como evita a perda de evidências. É preciso pensar estrategicamente no tipo de equipamento a ser usado, em seu controle unificado, e nas áreas estratégicas para sua instalação, além de investir em uma ferramenta garanta a segurança dos dados e a privacidade das pessoas gravadas, entre outros aspectos.
- Assegurar a possibilidade de uso de dispositivos IoT para automação de tarefas e processos de diferentes áreas, com dispositivos variados, capacidade estrutura e energética suficiente, integrados a uma plataforma unificada de segurança e inteligência de negócios, como o Security Center, para evitar futuras imitações em projetos de automação.
“Com o avanço para a Indústria 4.0, a tendência é que indústrias de diferentes setores adotem cada vez mais tecnologias disruptivas, especialmente ferramentas como IoT. Por esta razão, torna-se ainda mais primordial que as indústrias modernizem suas soluções de segurança física e patrimonial para acompanhar esta evolução e se unificarem com os demais sistemas, garantindo proteção de todo os bens, cibersegurança e privacidade dos dados guardados nas infraestruturas prediais. Na FIEE, nós mostraremos que nossas soluções já estão aderentes à estas demandas 4.0”, conclui Brito.