Em reconhecimento ao Dia Mundial da Segurança na Nuvem, em 3 de abril, Genetec Inc. (“Genetec”), líder global em software de segurança física empresarial, compartilha os principais insights e práticas recomendadas para ajudar as organizações a proteger seus dados e operações contra o aumento das ameaças cibernéticas.
Com os ataques cibernéticos se tornando mais frequentes e sofisticados, as organizações devem olhar além das soluções tradicionais de segurança cibernética. Um número crescente de organizações está adotando soluções de segurança física baseadas em nuvem como parte de uma estratégia mais ampla para aumentar a resiliência cibernética. Ao mover sistemas e dados críticos para a nuvem, as empresas podem garantir maior proteção contra vulnerabilidades e, ao mesmo tempo, minimizar a carga operacional das equipes de TI.
Para fortalecer a segurança na nuvem, a Genetec recomenda o seguinte:
Adote soluções que ofereçam suporte a um modelo de segurança de confiança zero – Uma abordagem de confiança zero garante que nenhum dispositivo, usuário ou sistema seja automaticamente confiável, independentemente de sua localização. Cada solicitação de acesso é verificada, reduzindo o risco de acesso não autorizado.
Atualize e corrija sistemas regularmente – As soluções em nuvem fornecem automaticamente atualizações de software e firmware, garantindo que as vulnerabilidades sejam resolvidas sem demora. Atualizar e corrigir regularmente seu sistema é crucial para manter a segurança.
Implemente o controle de acesso granular – Limite o acesso do usuário com base em funções e responsabilidades. Utilize medidas fortes de autenticação do usuário, como autenticação multifator, para minimizar o risco de acesso não autorizado.
Estabeleça soberania e redundância de dados – Escolha um provedor de nuvem com data centers em vários locais para garantir que os dados sejam armazenados em conformidade com os regulamentos locais e fornecer opções de recuperação de desastres. A redundância de dados é fundamental para manter a continuidade dos negócios em caso de interrupção.
Adote dispositivos gerenciados em nuvem para melhorar a segurança cibernética – Substitua NVRs proprietários mais antigos por dispositivos gerenciados em nuvem para conectar dispositivos existentes à sua plataforma de nuvem. Soluções modernas, como o Genetec Cloudlink™ pode ajudar a integrar dispositivos mais antigos e menos seguros em um ecossistema de segurança moderno sem comprometer a segurança cibernética. Com recursos de escudo cibernético integrados, esses dispositivos oferecem suporte a uma transição perfeita para uma infraestrutura baseada em nuvem, permitindo atualizações graduais para sistemas mais seguros sem a necessidade de substituições caras.
Colabore com parceiros confiáveis – Trabalhe com provedores de tecnologia confiáveis e parceiros de canal que monitoram ativamente as ameaças à segurança e auxiliam na proteção do sistema, garantindo que seus sistemas estejam sempre seguros.
“As soluções em nuvem estão se tornando cada vez mais a escolha preferida para empresas que buscam obter o melhor dos dois mundos”, disse Mathieu Chevalier, arquiteto de segurança principal na Genetec Inc. “Ao adotar implantações de nuvem e nuvem híbrida em segurança física, as organizações podem reduzir a complexidade de manter sistemas locais, mantendo uma forte postura de segurança cibernética.”
Para obter mais informações sobre as soluções em nuvem e segurança cibernética da Genetec, visite Link.