Estratégias Para o Crescimento do Seu Negócio

Estratégias Para o Crescimento do Seu Negócio

Se você está lutando com um desempenho de negócios lento, você não está sozinho. 

Start-ups e empreendedores de todos os tipos estão sentindo as dificuldades em várias frentes, mas as principais estratégias de crescimento podem ajudá-lo a revigorar as vendas e impulsionar seu negócio.

Mas independente do cenário, é importante manter o foco em suas metas de negócios de longo prazo. 

Melhores estratégias para o crescimento do seu negócio

Seja sua empresa um negócio novo ou bem estabelecido, aqui estão algumas maneiras de impulsionar sua estratégia de crescimento de negócios.

Aumente sua participação no mercado

Construir mais participação de mercado, também conhecido como penetração de mercado, é uma das melhores estratégias de crescimento de negócios. 

Basicamente, o objetivo é vender mais de seus produtos existentes ou promover com sucesso um novo produto. 

Há muitas maneiras de atingir esse objetivo. Por exemplo, você pode oferecer novos serviços como teste gratuito ou com desconto para clientes existentes. 

Você também pode oferecer descontos em pedidos maiores ou reduzir o preço para superar a oferta semelhante de um concorrente.

Embora a redução de preços não pareça atraente no início, pode ser uma boa estratégia de expansão de curto prazo para empresas que vendem produtos semelhantes aos de seus concorrentes. 

Por exemplo, empresas com produtos relativamente genéricos, como produtos de limpeza doméstica, podem se beneficiar da adoção dessa estratégia de penetração no mercado.

Se você não puder aumentar ou melhorar sua gama de produtos e precisar continuar promovendo os produtos existentes, pode ser necessário tornar os produtos mais atraentes incluindo ofertas gratuitas ou descontos em compras futuras.

Atrair novos clientes e reter os existentes

Você pode ser um profissional em reter clientes existentes, mas e quanto a conquistar novos? 

Se você não tiver uma estratégia de desenvolvimento de funcionários para atuarem de forma ativa alcançando novos clientes, poderá estar perdendo um mercado valioso. 

Isso é especialmente importante se as vendas de produtos existentes estiverem estagnadas ou se você estiver procurando expandir seu alcance de mercado para uma nova região geográfica ou demográfico-alvo.

As vendas e os lucros tendem a sofrer, a menos que uma empresa encontre novos mercados para seus produtos e serviços. 

Isso é especialmente importante atualmente, quando muitas formas tradicionais de vender e comprar mercadorias mudaram devido a protocolos de segurança e interrupções na cadeia de suprimentos.

Veja o exemplo de uma academia local que foi forçada a fechar as portas no início da pandemia. Para manter seus membros existentes, a academia rapidamente mudou suas aulas on-line. 

Também criou uma extensa biblioteca de vídeos de exercícios sob demanda para ajudar a competir com aplicativos de fitness de baixo custo. 

No entanto, a academia ainda precisava atrair novos membros para aumentar a receita, por isso criou vários “bônus de pandemia” para a adesão. 

Os novos membros também receberam descontos em treinamento pessoal socialmente distanciado e pequenas aulas em grupo presenciais, vantagens que os aplicativos genéricos de fitness não podiam oferecer.

Como resultado, em vez de perder membros, a academia aumentou sua base de clientes usando suas instalações locais e recursos personalizados para competir com aplicativos de fitness impessoais.

Expanda sua presença on-line

Alavancar canais alternativos pode ser um dos melhores métodos para o crescimento dos negócios. 

Muitos empresários já promovem sua empresa por meio de plataformas populares de mídia social, como Facebook, Instagram e LinkedIn. 

No entanto, convém considerar como outros canais podem ajudá-lo a alcançar um novo mercado-alvo, criando uma experiência de marca perfeita.

Alguns canais de marketing são absolutamente indispensáveis ​​para qualquer negócio. Os três primeiros incluem e- mail marketing, mídia social e seu site e blog de negócios. 

É interessante notar que mais de um quarto das pequenas empresas não têm um site. Aqueles que o fazem muitas vezes têm dificuldades para mantê-lo. 

Embora as ferramentas de design da web baseadas em modelos prontos tenham facilitado muito o lançamento de um novo site, os clientes esperam mais do que apenas “brochura-ware”. 

Eles querem poder fazer compras seguras, entrar em contato com o atendimento ao cliente e realizar outras transações, sem visitar vários destinos on-line.

É aí que entra o marketing omnichannel. Essa abordagem vai muito além da manutenção de um site e algumas páginas de mídia social. 

O marketing omnichannel permite que as empresas alcancem clientes onde quer que estejam e entreguem o que desejam em qualquer canal, plataforma ou dispositivo. 

Por exemplo, sua empresa pode oferecer suporte por meio do Facebook Messenger, e-mail, bate-papo ao vivo e telefone, em vez de apenas pelo site da empresa. 

O melhor de tudo é que essa abordagem pode ajudá-lo a aumentar as vendas apelando para os hábitos dos compradores omnichannel. 

Este é um grupo de consumidores em rápido crescimento que realiza uma extensa pesquisa em vários canais, antes de fazer uma compra. 

Alguns estudos descobriram que os compradores omnichannel gastam em média 13% a mais do que outros clientes, e é por isso que seu público-alvo deve incluir esse grupo demográfico muito importante.

Embora a maioria dos empresários entenda a importância de manter vários canais de marketing, pode parecer uma tarefa assustadora. 

A boa notícia é que muitos proprietários sem muito tempo disponível podem simplificar o gerenciamento por meio de ferramentas integradas de automação de marketing. 

Esses tipos de ferramentas facilitam a captura automática de leads qualificados, a criação de campanhas de e-mail altamente segmentadas, o acompanhamento de resultados e a otimização de campanhas futuras.

Atualize ou renove suas ofertas

Se as vendas estiverem em baixa, talvez seja hora de revisitar o ciclo de vida de desenvolvimento do produto, para ver como os recursos e os preços se comparam aos de seus concorrentes.

Mesmo que sua linha de produtos esteja circulando no mercado há meses ou até anos, você sempre pode se beneficiar de uma revisão do produto. 

Aqui estão algumas perguntas importantes que podem ajudar você a entender por que seu produto não está vendendo e como fazer atualizações críticas para aumentar as vendas em mercados novos e existentes :

  • Você avaliou novas pesquisas de mercado ultimamente? Surgiram fatores de mercado que afetariam a demanda por seus produtos ou serviços atuais?
  • Quando você revisou pela última vez sua estratégia de marketing de produto? Talvez a proposta de valor do produto e as principais mensagens não ressoem mais com seu mercado atual.
  • Como seu produto se compara às ofertas da concorrência? Eles oferecem mais recursos ou melhor qualidade a um preço semelhante?
  • Você está ouvindo os comentários e avaliações dos clientes? Com que frequência você avalia as solicitações de atendimento ao cliente para determinar quais recursos de produtos ou serviços desencadeiam mais problemas? O que os clientes dizem sobre suas ofertas em sites de avaliação como Reclame aqui e Google?

Ao realizar uma análise de sua linha de produtos, incluindo recursos, qualidade, mudanças de mercado e fatores competitivos, você pode determinar como avançar. 

Isso pode incluir aposentar ou atualizar produtos antigos, introduzir novos produtos ou criar uma nova estratégia de mercado que ressoe com clientes novos e potenciais.