Marcelo faz uma análise dos processos-chave de RH e a necessidade de integração de abordagens estratégicas e tecnológicas na gestão do capital humano
São Paulo, novembro de 2023 – O cenário empresarial atual exige uma reinvenção contínua. O mercado, a tecnologia e as expectativas dos colaboradores estão em constante evolução, e o RH, tradicionalmente visto como um setor administrativo, tornou-se um pilar estratégico dentro das organizações. Com a necessidade de responder rapidamente às demandas e garantir que as equipes estejam alinhadas, preparadas e motivadas, o RH moderno precisa abordar seus processos com inovação e eficiência.
Marcelo Araújo, Diretor Comercial da eBox Digital, uma empresa especialista em Gestão e Proteção de Documentos Físicos e Digitais no Brasil, acredita que o país está vivendo um momento de transformação no mundo dos negócios. “O RH, mais do que nunca, deve ser o agente de mudança, conduzindo as organizações rumo a uma gestão mais humana e, ao mesmo tempo, tecnologicamente avançada”, afirma ele.
Para ele, a tecnologia no RH é um recurso utilizado pelas empresas para otimizar seus processos de Gente e Gestão, trazendo mais estratégia e uso de dados para a tomada de decisões. Assim, consiste em todas as soluções digitais usadas pelas equipes de Recursos Humanos para conquistar mais agilidade e eficiência nos processos.
À medida que o cenário corporativo se adapta às novas realidades, os processos de RH não apenas refletem, mas também moldam essa adaptação. Cada etapa e procedimento adotado pelo setor tem o potencial de impulsionar a organização para frente, alinhando objetivos de negócios com as necessidades e aspirações dos colaboradores. Marcelo lista abaixo os processos fundamentais da área.
Planejamento
O sucesso do RH começa com uma visão estratégica. É crucial alinhar as necessidades de pessoal com as metas e objetivos da empresa, definindo estratégias de recrutamento e desenvolvimento, e focando em treinamento, gestão de desempenho e promoção da diversidade.
Recrutamento e seleção
Identificar candidatos qualificados requer clareza nos requisitos do cargo e uma estratégia de divulgação robusta. Avaliações criteriosas e feedbacks construtivos fortalecem este processo.
Avaliação de desempenho
Estabelecer critérios claros, promover diálogos abertos e criar planos de ação tornam a avaliação de desempenho uma ferramenta vital para o desenvolvimento dos colaboradores.
Onboarding
Uma introdução eficaz à cultura da empresa desde o primeiro dia é fundamental. Uma boa estratégia de onboarding garante engajamento e acolhimento.
Treinamentos
A identificação de lacunas de habilidades, aliada à utilização de tecnologias, possibilita treinamentos personalizados, garantindo o desenvolvimento contínuo dos colaboradores.
Cargos
O mapeamento e definição de cargos baseados em competências e habilidades asseguram que as funções sejam preenchidas de maneira alinhada com as necessidades da empresa.
Remuneração e benefícios
Por meio de pesquisas de mercado, o RH estabelece faixas salariais justas, garantindo a atratividade e retenção de talentos.
Mensuração de resultados
Os resultados são essenciais para mensurar o desempenho de uma empresa, sobretudo, no que depende da atuação dos colaboradores. Dessa forma, o departamento de RH consegue dimensionar e avaliar possíveis pontos de melhorias.
Além disso, o custo-benefício relacionado à mão de obra consegue ser melhor avaliado. Afinal, essa avaliação mostra se a empresa está ou não no caminho certo. A partir disso, é possível entender se as entregas dos profissionais estão de acordo com que a empresa precisa para crescer.
A integração de tecnologias de ponta e a adoção de estratégias inovadoras são imperativas para a eficácia do RH contemporâneo. No entanto, por trás de toda ferramenta e estratégia, está a essência da gestão de pessoas: compreender, valorizar e desenvolver o capital humano.
“A tecnologia é uma aliada poderosa, mas o coração do RH sempre será as pessoas. Investir em processos eficientes é fundamental, mas investir nas pessoas, em seu desenvolvimento e bem-estar, é o que realmente faz a diferença no sucesso de uma organização”, finaliza Marcelo.