Procedimento evita dores de cabeça durante e após a mudança
Encontrar o apartamento dos sonhos é uma vontade de todos que procuram um novo imóvel, independente do valor ou do tamanho. Hoje em dia, com os sites de mediação entre locatários e proprietários, os processos ficaram mais simples, mas a atenção deve ser redobrada.
Uma das ações mais importantes durante a visita a um imóvel é a vistoria. Geralmente feita em conjunto com a imobiliária, ela é uma garantia de ambos os lados para evitar cobranças injustas e problemas maiores dentro do imóvel.
Para certificar que o apartamento está dentro do esperado, indicamos um checklist completo com tudo que deve ser olhado antes de assinar um contrato. Veja todos os pontos, a seguir.
Visita
Agendada on-line ou na imobiliária, a vistoria pode ser feita durante uma visita sem compromisso ao apartamento, antes da assinatura do contrato. É importante lembrar de levar consigo alguns objetos que podem facilitar a identificação de problemas e garantir que tudo está dentro do acordo na hora de pegar as chaves ao fim do contrato.
Também é sugerido que as visitas sejam feitas durante o dia, aproveitando a iluminação natural do apartamento.
Celular
O celular vai permitir que você entre em contato com o corretor e tenha as ferramentas necessárias para realizar a vistoria. Além dos aplicativos para verificar os dados, o bloco de notas pode substituir papel e caneta, facilitando o acesso a essas informações quando necessário.
Medidas
Por meio de um aplicativo que use a câmera do seu celular, você poderá verificar as medidas do apartamento, garantindo que os seus móveis caberão naquele espaço e nenhuma reforma foi feita até a entrega das chaves.
Lâmpadas e tomadas
Separe uma ou mais lâmpadas para levar com você, junto a algum carregador de celular, objeto que precisa de energia elétrica. Assim, será possível testar as fontes de energia na casa e indicar se alguma delas estiver com defeito.
Câmera
Presente no seu celular, esse equipamento é indispensável na hora de fazer a vistoria. Todo e qualquer defeito em termos de estrutura, vazamentos, rachaduras, manchas, etc deve ser documentado e anexado no contrato de locação.
O mesmo serve se o apartamento estiver em perfeitas condições, pois qualquer alteração feita pode ser usada pela imobiliária ao fim do contrato para cobrar taxas.
Área interna
Chegada a hora da vistoria, com os itens listados acima em mãos, vamos ao que interessa. A primeira coisa a ser observada, claro, são as fechaduras das portas de entrada.
Nos apartamentos mais modernos, que possuem fechaduras eletrônicas, por cartões ou aplicativo, é importante verificar a existência de geradores e conexão estável, que permitam que você não fique preso dentro ou fora de casa em momentos de emergência.
Na grande maioria, a entrada é pelas tradicionais chaves. Abra e feche a porta várias vezes, observando se ela emperra, abre fácil demais ou possui algum sinal de arrombamento.
Hall de entrada
Se o apartamento possui essa pequena área antes do primeiro ambiente, é necessário observar alguns pontos, como arcas da porta ou da maçaneta na parede, presença de campainha ou alarmes.
Se o chão possui algum tipo de carpete, perceba se ele tem umidade, caso seja de madeira, repare em barulhos e possíveis problemas, como mofo ou cupins.
Sala
Este é um dos ambientes mais frequentados da casa, então, procure por rachaduras no teto e nas paredes, nivelamento do piso, entrada de barulho externo e dos vizinhos e luz natural. Também aproveite para testar as tomadas e lâmpadas que você trouxe.
A presença de furos na parede também é importante, pois pode indicar a presença de construções falsas e onde objetos como TVs e estantes podem ser colocados.
Cozinha
Este é outro ambiente muito frequentado na casa, onde é bem comum a presença de mofo, infiltrações e vazamentos. Em muitos apartamentos, ela é integrada com a área de serviço (lavanderia), sendo necessário observar ventilação, qualidade do piso e presença de escoamento.
Quartos
Aqui, a variável é mais pessoal, pois vai depender de cada tipo de pessoa. Entrada de luz e barulhos externos, estado de móveis fixos, como armários, tomadas e piso são as recomendações gerais.
Banheiro
Certifique a ligação de água, teste torneiras, descarga, voltagem do chuveiro, piso, infiltrações, rachaduras, presença de mofo, azulejos e armários.
Área externa
Por fim, se o apartamento possui varanda ou alguma área externa, atente-se para piso, rachaduras nas paredes, quantidade de Sol, entrada de chuva, ganchos para redes de proteção, barulho emitido entre o local e os vizinhos.