Dr. Maciel de Carvalho, explica, através do branding, tudo que você precisa para construir uma marca memorável e altamente lucrativa.

Dr. Maciel de Carvalho, explica, através do branding, tudo que você precisa para construir uma marca memorável e altamente lucrativa.

Maciel de Carvalho, também conhecido como Dr. Carvalho, é original de Brasilia-DF e tem formação em Direito, Filosofia, Teologia e Administração de Empresas. Pós Graduado em Código de Processo Civil, Código Civil, Código de Processo Penal, Código Penal, é Mestre em Filosofia, MBA em Gestão de Empresas e Negócios Internacionais, além de MBA em Finanças e Gerenciamento de Projetos.

No Instagram, o empreendedor soma cerca de 430 mil seguidores que acompanham e admiram o seu trabalho, além dos milhares de alunos do seu curso reconhecido nacional e internacionalmente “Método Carvalho Empreender Jurídico” direcionado à advogados.

Com mais de 11 anos de experiência no mercado financeiro, Dr. Carvalho esclarece dúvidas e da dicas sobre branding.

O que é Branding?

O empresário Dr. Maciel explica que branding são ações estratégicas alinhadas ao propósito, posicionamento e valores da marca. Através dele, é possível definir o tom de voz e a personalidade da marca, dentre muitas outras coisas necessárias para a construção de uma marca.

Você sabe quais são as melhores estratégias para construir a sua marca? Confira conosco algumas dicas de Dr. Carvalho que vão te fazer chegar ao topo.

Com um mercado cada vez mais competitivo, torna-se necessário conhecer muito bem o seu público, além de reforçar a sua marca. Estratégias que envolvem branding são de suma importância para o crescimento de determinado negócio, principalmente pela capacidade de atrair mais clientes.

Todos sabemos que o consumo, com a facilidade da era da internet, está aumentando cada vez mais. Sendo assim, as empresas precisam pensar nos mínimos detalhes em formas de como lucrar sobre isso, por isso, cada estratégia conta para o produto final e sua divulgação.

Maciel de Carvalho

    O que é uma marca?

    Bom, de acordo com o dicionário, “marca” é um substantivo feminino que tem como definição “sinal, traço, impressão deixada por alguém ou algo”.

    Você já parou para pensar sobre qual impressão está passando para o seu cliente? A exclusividade e a inovação caminham de mãos dadas quando chegamos neste assunto.

    A marca, de uma maneira geral, é a representação figurativa de um determinado produto ou serviço. Tomemos como exemplo um nome bem famoso: Apple. Vai dizer que você não pensou na famosa maçã do Steve Jobs?

    E é exatamente disso que você precisa, algo para que os clientes possam lembrar do seu produto. A estratégia de venda não está unicamente atrelada aos preços e aos produtos, mas também à maneira com a qual é veiculado. É pensando nessa perspectiva que será preciso criar a sua identidade visual, tornando-a forte, memorável e impactante.

    Antes de entrarmos no assunto de branding especificamente, é preciso saber diferenciar duas coisas importantes e básicas: logomarca e marca.

    Marca é o conceito geral da sua empresa. É ela quem representa os produtos e dá nome a eles. Já a logomarca é a imagem gráfica que representa a sua marca. Na maior parte das vezes, pode ser criada por designers profissionais.

    Agora que você consegue entender quais são as diferenças e peculiaridades de cada uma delas, está na hora de começar a refletir sobre.

    O que você tem feito para melhorar a imagem da sua empresa? Ou o que você pensa em fazer para transformar essa imagem em algo sólido no mercado? Comece a repensar esses assuntos, porque a necessidade de consumo cresce cada vez mais.

    Alguns termos sobre a sua marca que você precisa conhecer:

    Entender o conceito de branding é o primeiro passo para construir um negócio sólido e que tenha vasta capacidade de prosperar. No entanto, ainda se faz necessário entrar de cabeça no assunto e captar todas as suas nuances. Existem alguns termos que estarão muito presentes em relação à marca que você precisa saber.

    Dr. Maciel de Carvalho nos explica alguns termos indispensáveis para o seu negócio disparar.

    Conscientização de marca

    O empresário nos conta que um dos principais objetivos da conscientização de marca é fazer com que a marca ganhe reconhecimento. “Ser lembrado dentro de um mercado tão vasto acaba por ser de extrema importância. Mostrar-se como apenas mais um na multidão não garante o sucesso de vendas. Por isso, conseguir se diferenciar entre os outros é um ponto a ser atingido.” explica Dr. Carvalho.

    Algumas das importâncias em construir a conscientização de marca são:

    •  A capacidade de aumento das vendas, visto que uma empresa com marca entre as mais lembradas pelo público possui resultados muito melhores;
    • Crescimento do alcance da marca: o ideal é que as empresas façam com que seus produtos estejam em constante contato com o público-alvo;
    • Aprimoramento de campanhas de marketing: quanto mais bem posicionada for a sua marca no mercado, mais simples será desenvolver uma estratégia de marketing.

    Extensão de marca

    Esse termo se refere a expansão de uma marca já conhecida para outras categorias de produtos, uma estratégia ousada e que demanda foco para que traga resultados positivos, visto que, variações dentro de uma marca não significam, necessariamente, qualidade. Dr. Maciel exemplifica marcas muito famosas que utilizaram esta estratégia:

    •  Colgate: iniciou as vendas apenas com creme dental. Ao longo dos anos, estendeu a sua marca para escovas de dente e fio dental.
    •  Kit Kat: de início, apenas um chocolate em barra. Atualmente, possui sua própria marca de sorvete.
    • Coca-Cola: inicialmente era apenas um refrigerante comum. Com o passar do tempo, expandiu para uma linha light ou zero em todas as dimensões do produto.

    O que muda a possibilidade de obter sucesso com a estratégia está justamente na observação do público-alvo e a criação de um funil. Além disso, é imprescindível lembrar que as marcas citadas acima já tinham um sucesso prévio. Sendo assim, é essencial se consolidar no mercado, já que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Insight 2020, 80% das marcas valiosas que participaram do experimento afirmaram que o propósito da empresa direciona as suas ações.

    Identidade de marca

    A identidade de uma marca precisa ser única, permitindo que o público possa diferenciá-la das demais. Sabemos que a concorrência é enorme no mercado, mas você pode (e deve!) levar em consideração alguns pontos durante a construção de sua marca, tais como: originalidade; Demonstração de quem você é para o cliente; Adaptação de solução viáveis ao mercado e a oferta de uma experiência única para o cliente.

    Por exemplo, quando alguém fala “Havaianas” já temos uma imagem quase que automática, não é mesmo?! Isso se deve à construção da identidade de marca.

    Maciel de Carvalho

    Gestão de marca

    Dr. Maciel de Carvalho explica que gestão de de marca nada mais é do que uma prática que tem como objetivo desenvolver ações com a capacidade de orientar como o público enxerga a marca. Sendo assim, caso bem aplicada, ela pode ser a responsável por mostrar o valor do seu negócio ao cliente. De um modo mais geral, ainda é possível dizer que é a perfeita junção entre ideia e produto.

    Esse tipo de estratégia é capaz de fazer com que uma marca fique conhecida, tornando sua imagem fortalecida no mercado. Entretanto, para isso, alguns itens são indispensáveis na hora de gerir uma marca. São eles:

    • Propósito: todas as marcas precisam ter uma promessa definida. O propósito está além do cumprimento dessas promessas. Ele será o motivo pelo qual os seus funcionários trabalham;
    • Consistência: os pontos de contato utilizados com o público precisam conversar entre si. O alinhamento de ideias com a marca e o seu posicionamento são de extrema importância;
    • Emoção: a empatia está em alta e você não deve deixar isso de lado. Mesmo que a parte racional da divulgação ainda seja importante, o emocional também precisa ser usado. Só assim será possível traçar rotas mais efetivas para conquistar os clientes.
    • Flexibilidade: é preciso ter em mente que a sua forma de se relacionar com o público pode mudar. Não pense que isso mudará a consistência da marca. Saber se adaptar às constantes mudanças do mercado é um diferencial.
    • Envolvimento dos funcionários: por serem um importante ponto de contato com os clientes, os funcionários precisam agir de forma consistente. De acordo com dados divulgados pela Microsoft, 96% dos clientes acham importante o modo como são atendidos, levando isso em consideração para criar lealdade pela marca.
    • Lealdade: os clientes leais são aqueles que amam e defendem uma marca custe o que custar. Por isso, eles precisam ser recompensados. Agradeça e parabenize suas contribuições, seja por meio de e-mails, mensagens ou descontos.
    • Marca competitiva: o ideal é que, de início, você aprenda com a concorrência. Na maior parte dos casos, as outras empresas estão lá há mais tempo e podem ensinar muita coisa, acompanhando suas ações e você pode ver como lidam com a gestão de marca.

    Ainda sobre a pesquisa realizada pela Microsoft, cerca de 77% dos clientes entrevistados possuem uma visão mais positiva em relação à marcas que aceitem um feedback. Isso é ideal para o seu negócio, pois facilitará na criação de um funil. Ouvir a opinião de quem compra os seus produtos pode ajudar, e muito, na melhoria do seu negócio.

    Reconhecimento de marca

    De maneira simplificada, o reconhecimento de marca se resume na aplicação de estratégias que tenham como objetivo inserir uma determinada marca na mente dos consumidores. No entanto, o diferencial dessa ação está na construção de uma imagem positiva.

    Dessa forma, é possível fazer com que a sua empresa acabe se tornando uma referência dentro do mercado, utilizando das estratégias corretas, melhorando, consequentemente, o desempenho da sua marca.

    Atualmente, já sabemos que com a facilidade do acesso à internet, muitas pessoas utilizam as redes sociais. De acordo com a companhia ComScore, cada usuário gasta cerca de 1 hora e 22 minutos em aplicativos como Facebook, Twitter e Instagram. Por isso, é mais do que válido dar visibilidade a cada uma dessas plataformas.

    Por meio das mídias sociais, é possível alcançar novas pessoas, utilizando estratégias de venda e divulgação da marca, aumentará o seu número de seguidores. Com as estratégias de fidelizaçã, os clientes recomendarão sua marca e farão outras pessoas terem interesse em conhecer o seu negócio.

    Confiança da marca

    Como o próprio nome já diz, a confiança na marca também está relacionada com a imagem positiva que o cliente constrói a respeito de um determinado negócio. E, quanto maior for a popularidade positiva do seu produto ou marca, melhor será o desempenho dentro do mercado, dessa forma, além de lucro, você recebe popularidade.

    De acordo com uma pesquisa da IN BRANDS WE TRUST, em 2019, cerca de 91% dos brasileiros afirmaram que era essencial confiar na marca em que estão comprando. Sendo assim, essa característica fica atrás, apenas, da qualidade e do custo-benefício. O ideal é focar na construção da sua imagem para, aos poucos, gerar confiança, visto que, de acordo com a pesquisa, quando o consumidor confia em uma determinada marca e compra seus produtos há muito tempo, a chance de continuar a comprar é muito maior, cerca de 58%. A permanência de fidelidade também é colocada em cheque, já que 63% dos entrevistados afirmaram que a confiança interfere na fidelidade.

    Dr. Maciel de Carvalho explica a maneira correta de gerar confiança na sua marca:

    • Estabelecimento de conexão: quando o cliente se identifica com uma marca, fica muito mais fácil comprá-la;
    • Cumprimento de promessas: é ideal que todos os pontos abordados em uma campanha publicitária de sua marca sejam devidamente cumpridos.
    • Senso de parentesco: ao se sentir incluído dentro do mundo da marca, o cliente terá a sensação de que sempre poderá contar com aquele determinado produto ou serviço. Isso funciona muito bem com, por exemplo, marcas de roupas que desenvolvem todos os tamanhos para atingir melhor o público.

    Esperamos que os esclarecimentos e dicas trazidos por Dr. Maciel de Carvalho tenham facilitado sua percepção e compreensão sobre branding.

    Dr. Carvalho, através de sua consultoria e assessoria financeira, empresarial e tributária, fornece todo planejamento direcionado ao crescimento e expansão da sua empresa, através de estratégias e métodos validados, com toda a praticidade, responsabilidade econômica e credibilidade, que são sua marca registrada.

    Acompanhe no Instagram: @macielcarvalho_oficial