Marcelo Gouvea, da NTW de Belém Doca, conta que a procura pelo home office continua crescendo.
O ano de 2023 se iniciou com diversas projeções de mudanças em muitos segmentos, entre eles a área da contabilidade. Marcelo Gouvêa, Diretor Executivo da NTW Belém Doca, conta quais as expectativas para o ano.
O especialista explica que o principal desafio é se manter no mercado que está cada vez mais saturado. Para isso, o contador deve criar estratégias que os diferencie dos concorrentes, analisando as necessidades do mercado e investindo em atendimentos e serviços que os demais não tenham disponíveis. Para ele, a fidelização dos clientes é conquistada através da segurança transmitida, que pode ser conquistada com reuniões presenciais, visitas, cumprimento de prazos, sistemas digitais e de automação (assinatura digital, certificado e outros).
O especialista destaca também a importância do planejamento anual para todo empresário, sendo esse um dos principais diferenciais, pois ao definir metas e planos de ações para o negócios, você não ficará à deriva durante o ano e terá clareza do objetivo e o que deve fazer para alcançá-lo.
A movimentação do setor contábil em torno da economia nacional ficou em 2022 entre 5,23 a 5,31%, e a expectativa para os próximos meses é de crescimento, mas ainda dentro dessa margem de 5%, o especialista explica que é um bom número, principalmente se considerarmos as projeções de 2024 e 2025 que são de redução por conta da inflação, podendo chegar a 3,5%.
De acordo com Marcelo, existe uma crescente abertura de MEI nos últimos dois anos e a projeção é continuar em 2023, ele afirma que durante a pandemia muitos profissionais buscaram um plano B para a carreira e essa acabou se tornando a principal fonte de renda.
Marcelo pontua que uma das tendências é a redução de impostos, que visam atender diversos setores e atividades, mas a discussão é constante. O governo estuda a possibilidade de aumentar o valor do MEI e com isso pode ocorrer algumas mudanças, como o aumento de faturamento anual e a contratação de mais de um funcionário.
Outras duas tendências são a perícia contábil e auditoria interna e externa, que estão sendo cada vez mais procuradas, por conta dos empréstimos realizados pelo governo a empresas de todo país. “O trabalho remoto para os contadores segue em alta por conta do custo benefício, pois oferece a autonomia para o funcionário e a organização a redução de custos” finaliza o diretor executivo da NTW de Belém Doca.