Diretor da Tria Empilhadeiras ressalta os benefícios das baterias de lítio em uma operação 

Diretor da Tria Empilhadeiras ressalta os benefícios das baterias de lítio em uma operação 

Modelo pode substituir até três baterias de chumbo-ácido, ao mesmo tempo que proporciona ganhos em produtividade e redução de custos para as empresas

De acordo com um estudo realizado pela McKinsey Battery Insights, é projetado que toda a cadeia de baterias de íons de lítio, desde a mineração até a reciclagem, pode crescer em mais de 30% ao ano de 2022 a 2030. O número representa um avanço considerável no que diz respeito à utilização deste tipo de bateria, que vem ganhando cada vez mais espaço nas operações em termos de segurança e sustentabilidade, sobretudo no setor logístico.

Para Humberto Mello, diretor da Tria Empilhadeiras, empresas de venda de empilhadeiras e equipamentos para movimentação, os benefícios são muitos e justificam o aumento previsto, uma vez que a bateria de lítio pode substituir até três baterias de chumbo em uma atividade do setor. 

“A operação com baterias de lítio é muito mais limpa que aquelas com baterias de chumbo-ácido. A primeira vantagem a destacar é o nível de segurança que é proposto, sem emissão de gases tóxicos e sem necessidade de movimentação de bateria para o seu carregamento. Além disso, temos uma redução de 08h para 2h no tempo de carregamento das baterias de lítio, mais que o dobro de tempo de vida”, complementa Humberto. 

Mello conta que essa diferença pode mudar – e muito – uma operação, ao obter mais eficiência operacional, reduzir significativamente o risco de acidentes, minimizar os custos e ter mais flexibilidade. Ainda, o retorno sobre o investimento (ROI) é mais rápido devido, em especial, à durabilidade das baterias de lítio. 

A alta densidade de energia, baixa taxa de autodescarga, ampla faixa de temperatura de operação, menor impacto ambiental, estabilidade e desempenho consistente, bem como o apoio à sustentabilidade em várias indústrias, são outros importantes fatores ressaltados pelo diretor.

“A utilização das baterias de lítio, em substituição às de chumbo-ácido, já é uma realidade irrefutável. Os pontos positivos não deixam dúvidas quanto às melhorias operacionais e ganhos de produtividade e custo. As empresas precisam investir em tecnologias de ponta, assegurando que seus clientes tenham acesso às melhores soluções e que seus colaboradores tenham segurança, assim como a Tria vem implementando diariamente. É um processo fundamental, inclusive, para a competitividade do mercado”, finaliza Humberto.