Os principais sintomas da “doença do beijo” são dor de garganta, tosse, febre, hipertrofia do braço e inflamação do fígado.
O clima de festa do Carnaval, que começa no fim da semana que vem, favorece o sorriso. Para mantê-lo saudável e belo, os profissionais do Hapvida Interodonto compartilham, em vídeos, orientações sobre saúde bucal. O dentista Matheus Sebe ressalta que, nesta época do ano, muitos foliões viajam para outras cidades para curtir os festejos nos carnavais espalhados pelo Brasil: “Mesmo nesse translado, é preciso permanecer com os cuidados com a saúde bucal. Podemos fazer um kit básico para levar na mala, contendo fio dental, escova de dente e pasta de dente”.
Matheus reforça que, quando o folião se alimenta e volta para onde está hospedado, é preciso fazer uma boa higienização: “a escovação protege os dentes e as estruturas bucais quando você estiver dormindo e seu fluxo salivar estiver em menor quantidade”. O dentista relembra que, além dos cuidados com a proteção solar da pele, é importante acrescentar um cuidado com os lábios e usar um protetor labial para manter a hidratação.
Atenção para mononucleose e herpes
Conforme Riana Brigel, dentista do Hapvida Interodonto, a mononucleose é uma doença viral que é transmitida por meio de fluídos corporais, principalmente no beijo, por isso, é conhecida popularmente como doença do beijo. De acordo com a especialista, os principais sintomas são dor de garganta, tosse, febre, hipertrofia do braço e inflamação do fígado. Não há um tratamento específico, as medicações tratam os sintomas.
Outro ponto de atenção ressaltado pela profissional é com o herpes labial, doença viral que se manifesta por meio de feridas, ardência e coceira nos lábios: “Durante o Carnaval, passamos por privação de sono, ingerimos bebidas alcoólicas e nos expomos aos raios ultravioletas. Todos esses fatores unidos levam a uma baixa da imunidade, o que pode favorecer o acometimento pelo herpes labial”.
Riana explica que o tratamento é feito por meio de um antiviral específico. “Todos nós somos acometidos por esse vírus. Ele se manifesta clinicamente em 10% da população. Com o surgimento dos sintomas, é necessário fazer o uso de um antiviral específico. Se você já tem o conhecimento de que manifesta a doença clinicamente, intensifique os cuidados. Utilize protetor solar nos lábios e mantenha uma saúde bucal adequada”, orienta.
Martha Becker Connections
Daniel Rodrigues
daniel@marthabecker.com.br
Fone/Whats: (51) 99979-0261