Confira lista com as 5 bebidas mais conhecidas e pedidas nos quatro cantos do país.
Um drink geladinho sempre cai bem, seja em uma festa ou à beira da piscina. E quando o assunto é criatividade, o Brasil sai na frente de muitos outros países nas combinações de bebidas.
Por aqui, a caipirinha é o drink oficial e tradicional para todos os estrangeiros. Mas não podemos negar que também nos apropriamos de receitas internacionais, como o Moscow Mule, e demos a cara brasileira. Com tantas opções de frutas e sabores, o que não faltam são opções de bebidas refrescantes. Confira agora os drinks mais pedidos Brasil afora!
Caipirinha
O típico sabor do Brasil. Quem é estrangeiro sempre vai atrás dessa bebida quando procura um drink com álcool. O toque da cachaça dá, ainda, um toque mais brasileiro ao coquetel.
A bebida surgiu em 1918, em São Paulo. Historiadores apontam que o drink era servido em festas de alto padrão, na época em que a cultura canavieira era forte na região.
Hoje, as variações vão além do sabor tradicional de limão. É possível encontrar caipirinhas de morango, maracujá, kiwi, jabuticaba e até de caqui. Da mesma forma, a cachaça também já deu espaço à vodka, ao saquê e ao rum, formando a caipiroska, caipisaquê e caipiríssima, respectivamente.
Cosmopolitan
Essa é uma bebida doce e de tom avermelhado. Sua origem não é certa, mas o mais comum é associar a criação do drink a bartenders americanos. Hoje, quem toma um desses e é fã de seriados, com certeza se lembra da protagonista de Sex and the City.
A receita é diferente em várias partes do mundo. A mais comum é a mistura de vodka, licor de laranja ou suco de limão e suco de cranberry. Esse último é o que dá a cor avermelhada à bebida. No Brasil, há quem opte pelo morango como fruta vermelha para o drink.
Moscow Mule
Também conhecido como vodka buck, é uma mistura de vodka, espuma de gengibre e suco de limão. O charme do Moscow Mule é ser servido em uma caneca de cobre e decorado com um limão no canto.
Há alguns anos, durante a popularização do drinks nos bares, a apresentação era considerada rústica. Era bem diferente das taças dos outros drinks mais vendidos da época. Hoje, a bebida ganhou popularidade e já é vendida até como “sabor” de bebidas engarrafadas, como a Skol Beats.
Piña Colada
O drink surgiu em Porto Rico, por volta de 1950, e é a cara do Caribe. A bebida é refrescante e feita a partir de uma mistura de rum, leite de coco, suco de abacaxi, açúcar e gelo.
É uma bebida perfeita para ser servida no Brasil. Tem toda a refrescância do abacaxi, com sua tropicalidade, combinada ao gosto forte do rum. É o contraste perfeito entre o alcoólico e o cítrico. A decoração da bebida também é bem atrativa, em taças compridas e com pedaços de cereja e abacaxi.
Mojito
Outra bebida refrescante que faz muito sucesso é o drink cubano mojito. Ele é tão velho quanto o Cuba libre, com mais de 100 anos de existência.
Ao contrário dos outros, o mojito não é uma receita tão elaborada. É bem prática e requer poucos ingredientes, tais como: hortelã, açúcar, rum Bacardi, limão, gelo e água com gás.
Mas não existe apenas uma versão do mojito. Ao redor do mundo são encontradas também as seguintes variações: mojito de laranja, de morango, de abacaxi, de maçã, etc.
Já pensou em fazer uma dessas receitas em casa? Com os dias quentes chegando, elas são uma ótima opção para se refrescar, usar frutas que temos aqui no Brasil e, claro, adicionar um pouco da nossa cultura em adaptações.