Sistema tem como objetivo oferecer tudo o que um evento precisa, do início ao fim
Você provavelmente já deve ter ido em uma festa ou até mesmo promovido uma, na qual foi necessário a contratação de um buffet, para fornecer os comes e bebes daquele evento. Diante disso, é fácil perceber que nesses casos, só o buffet não consegue resolver tudo, sendo preciso a busca pelos itens, uma assessora para cuidar dos detalhes e até mesmo uma equipe de limpeza, após o término.
Tendo em vista essa alta demanda, nasceu o serviço de catering, com o objetivo de ir além de apenas uma entrega de alimentos. Dessa forma, a empresa contratada é responsável por toda a logística, a ambientação, os equipamentos e até a equipe daquele evento.
O chef de cozinha Lucas Madris, há 5 anos, percebeu o crescimento desse segmento e resolveu investir, abrindo sua própria empresa de catering, a Madris Gastronomia. “Nosso principal objetivo era possibilitar um trabalho, que quando alguém nos contratasse, estivesse incluído tudo que envolve o preparo do alimento, o transporte, a montagem dos pratos, a disponibilidade para resolver eventuais problemas durante a festa e, ainda, a limpeza. Assim, a pessoa contratante não precisa se preocupar em orientar os profissionais no meio do evento ou mesmo ter que lidar com os vários fornecedores ao longo do caminho”.
Sua trajetória com a gastronomia começou após se formar no curso, pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhando com a food designer Simone Mattar, em um projeto de gastroperformance, onde conseguiu desenvolver todo o conceito, que ia além das técnicas, se aperfeiçoando nas competências sociais da profissão.
Contudo, com o objetivo de melhorar suas habilidades e conquistar mais conhecimento, Lucas foi para a Argentina, em 2015, onde recebeu um convite de um outro chef argentino, mas que estava trabalhando no México, para realizar um casamento muito importante no Marrocos.
“Foi trabalhando com a Rahal Maitre Traiteur, que eu tive um novo olhar e entendi onde poderia trabalhar, uma vez que eles são uma das maiores empresas de catering do norte da África. Logo me encantei com a estrutura, o modelo, a possibilidade de atuar em vários lugares do país e do mundo, e percebi que não havia nada no Brasil semelhante”, explica.
Ao voltar para a Argentina, onde morava, outro convite foi feito, desta vez por um colega de trabalho que conheceu em Madrid, para atuar em uma agência de comunicação, que estava buscando um profissional da gastronomia para cuidar dos eventos realizados por essa companhia. Foi então que tomou a decisão e voltou para o Brasil, em 2017, trabalhando por um período nesse local e depois abrindo seu próprio negócio.
Um dos motivos que incentivaram o chef a ir nesse novo caminho, ainda pouco falado no Brasil, mas com grande potencial de atuação, são os benefícios que ele tem a oferecer, sendo prático e tranquilo para o responsável pelo evento, e a facilidade em lidar com apenas uma equipe, que está sempre alinhada com os objetivos individuais de cada projeto.
“Com toda essa bagagem, eu comecei a criar um conceito de fazer da gastronomia a concretização de uma ideia. E como exemplo disso, tenho um dos meus primeiros cases com a Madris Gastronomia, que foi o projeto “3 parte de 1 todo”, criado para o lançamento de uma vacina especial da MSD Saúde Animal. Nesse caso, desenvolvi, de forma dinâmica, três pratos com sabores marcantes, que quando juntos, unindo tecnologia e inovação, utilizando nitrógeno líquido, criam uma experiência ainda melhor. O objetivo era mostrar de forma lúdica, a força do produto que estava sendo lançado: uma única vacina que combate três doenças”, relembra o chef.
Atualmente, o foco da Madris tem sido eventos corporativos, ao todo, foram mais de 800 serviços prestados para grandes empresas, com um faturamento de mais de R$1,5 milhão anual. A expectativa é fechar 2022 com mais aumento de pelo menos 30% a mais.
“A pandemia impactou nosso serviço, mas aproveitamos esse período para nos especializarmos ainda mais, buscar novos conhecimentos nesse segmento e nos prepararmos para essa retomada, que vem acontecendo. Os eventos estão voltando e já estamos à todo vapor para levar um serviço completo e de qualidade para o mundo corporativo, finaliza Madris.
Sobre Lucas Madris
Formado em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, Lucas Madris deu início à sua carreira na cozinha quando trabalhou com a food designer Simone Mattar, em um projeto de gastroperformance que propõe uma experiência multissensorial envolvendo o ser humano e o ato de comer. Teve passagens por restaurantes mundialmente premiados como D.O.M., Mocotó e El Baqueano. Após uma temporada na Europa, voltou ao Brasil para se dedicar à gastronomia em eventos corporativos, desenvolvendo formatos personalizados para cada tipo de cliente.