O WhatsApp se tornou uma ferramenta habitual em nossa realidade, fazendo com que compartilhemos grande parte da nossa rotina através dele, com isso, acabamos fornecendo dados e informações relevantes através das interações via chat. Saber se estamos sendo espionados ou clonados, se tornou uma grande preocupação, visto que o aplicativo serve como isca para crimes e golpes.
Comumente nos deparamos com situações de parentes, amigos e familiares que já sofreram com as clonagens de WhatsApp. Normalmente, estes criminosos propagam as ações de clonagem através de links fraudulentos, com o objetivo de roubar dados pessoais, aplicar golpes, disseminar fake news ou até mesmo se passar por um usuário para pedir dinheiro a outras pessoas. Abaixo, preparamos algumas dicas que podem te auxiliar a identificar se você está sendo vítima de algum desses crimes, fique atento.
Como os criminosos atuam na clonagem
O próprio aplicativo de mensagens WhatsApp possui seus próprios mecanismos de defesa e segurança contra a invasão da privacidade do usuário em suas conversas no aplicativo. O sistema ainda conta com a ferramenta de criptografia ponta a ponta, que tem a função de garantir o sigilo da troca de mensagens enviadas em um bate papo.
Porém os golpes são realizados com um processo de isca social que pode funcionar de várias formas. Os golpistas se passam por empresas, como atendimento ao clientes, através de ligações, SMS ou o próprio aplicativo, isso se dá pelo aumento do uso do aplicativos pelas empresas, o que faz com que os usuários depositem mais credibilidade na ação.
É importante lembrar que isso não é uma regra e pode acontecer de diversas formas, essa é só uma delas, o que não significa que todas as mensagens que você recebe de uma empresa são golpes, mas devemos nos atentar a essas atividades.
Como saber se meu WhatsApp foi clonado
Existem alguns indícios que podem indicar a clonagem do seu Whatsapp, separamos alguns deles para que você possa se alertar.
Conta acessada em outro aparelho com Whatsapp Web
Um dos pontos que devemos mais nos atentar, é a conexão do Whatsapp Web através de dispositivos estranhos. Normalmente quando essas conexões são estabelecidas somos notificados pelo próprio aplicativo, como forma de alerta. Se não foi você que estabeleceu essa conexão, a indicação é que interrompa e denuncie essa notificação, para que a plataforma se atente a uma possível tentativa de clonagem.
Para realizar esse desvinculamento de conexão é acessando a aba do Whatsapp Web dentro do próprio aplicativo em seu smartphone, lá você pode verificar as seções ativas que estão com acesso vinculado a seu aplicativo, podendo visualizar até mesmo em que dispositivo ele foi conectado e a hora exata que a conexão foi estabelecida. Nessa mesma aba você consegue encerrar a sessão que está ativa em qualquer outro dispositivo.
Clones de perfis
Outra forma de estabelecer esses clones é através de perfis fakes, sendo que outras pessoas se passam por você e apresentam ofertas, pedem dinheiro ou simulam sequestro. Isso com certeza é um sinal que seu Whatsapp foi clonado, pois essas pessoas tiveram acesso a seus contatos pessoas, como mãe, pai, tios, amigos ou conhecidos, se portando e posicionando como sendo você. A nossa recomendação é que, caso algum conhecido ou até mesmo desconhecido, venha a entrar em contato usando esses argumentos, certifique-se que realmente quem está falando é a pessoa que você conhece e não um clone.
Ligue para o número que você tem registrado ou até mesmo pergunte às pessoas mais próximas daquele identificador, assim fica mais difícil levar um golpe destes criminosos.
O que fazer caso eu identifique que estou sendo clonado?
O primeiro passo a ser feito caso identifique características suspeitas a um golpe ou clonagem é bloquear ou denunciar usuários suspeitos. Em caso de denúncia, você receberá a informação das últimas mensagens encaminhadas ou enviadas, a fim de serem analisadas, porém o usuário não será notificado. Confira o passo a passo para realizar o processo de bloqueio ou denúncia do possível golpista.
- Entre na conversa do usuário que deseja realizar o bloqueio ou denúncia;
- Clique nos três pontos que estão no canto superior direito da tela;
- Selecione a opção “Bloquear” ou “Denunciar”
Feito isso você alerta uma atividade suspeita ao sistema de segurança do aplicativo.
Tenha um plano de internet que ofereça segurança.
Empresas de internet como, Vivo, Oi internet, Vero Internet, TIM Live , dentre outras, é só você usar um comparador de plano de internet. Eles oferecem um sistema de conexão que dificulta o acesso de golpistas a sua rede, assim você consegue navegar com mais segurança e estabilidade de conexão. E escolha sua operadora de internet.
Artigo produzido por Rayssa Fernandes