Como melhorar o clima na Gestão de Pessoas da minha Empresa não é uma pergunta de hoje, é uma pergunta de ontem e será uma pergunta de amanhã, pois é uma pergunta de sempre.
Realmente que por volta do fim do século XVII a resposta a essa pergunta era uma e no início do século XXI, GESTÃO DE PESSOAS passou a ter um foco completamente diferenciado. Conforme publicação HSM Management (Maio-Junho de 2010) as 100 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina 2010 o ponto forte continua a ser o orgulho que os funcionários sentem sobre o seu trabalho. É evidente que este orgulho profissional está conexo com outras tantas questões e que o próprio Ranking HSM Management, os relaciona com outras dimensões como obter relacionamentos baseados em confiança. Apresentando-se como vantagem competitiva, pois reduzem custos, aumentam a retenção e difusão do conhecimento, favorecem a produtividade e a inovação.
Um ponto que é realmente importante de sublinhar na pesquisa que “O ranking 2010 das Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina” mostra que a confiança independe da tradição gerencial do país ou do porte da organização, logo sendo um Recurso Humano (RH) que pode ser construída por qualquer empresa. As 100 melhores para se trabalhar chegaram lá partir de práticas de gestão, que variam de comunicação franca a ambiente familiar, passando por acesso direto à cúpula e apoio formal ao desenvolvimento, mostram ser o que faz diferença.
Nossa contribuição singela nesse artigo é como transformar as várias necessidades particulares de cada setor (grupo) de forma individualizada, realizado pelo RH em uma ação que aproxima a organização com seus colaboradores. Acreditamos que mais uma vez essa diretriz reabre a porta do simbólico onde o “EU – profissional” de cada colaborador passa, novamente, a ser atraído em participar do crescimento e do desenvolvimento de toda a organização também com o seu “EU – pessoal”.
A seguir apontamos alguns itens nevrálgicos que permeiam e circundam todo o ambiente empresarial e algumas indicações do que pode ser trabalhado para obter melhorarias no clima:
1. O desejo de participar do planejamento e entender as estratégias, desafios e metas da empresa – eliminar o distanciamento setores técnicos-operacionais e áreas de planejamento;
2. A comunicação como processo de documentação e proteção – aumentar a confiança evitando a dureza dos e-mails – estimular a comunicação pessoal, promover encontros e grupos focais com periodicidade; gerar o falar olho no olho, ouvido no ouvido…
3. Implantar ferramentas como avaliação 360 graus e o feedback -Mas dar a devida atenção que essas ferramentas não se caracterizem apenas como instrumento para apontar erros. Utilizar esses instrumentos como prática de desenvolvimento, interpessoalidade e ferramenta poderosa de melhorias e consciência do coletivo;
4. A visão do grupo de que é ele que se motiva e não a empresa que motiva a ele – diminuir o distanciamento entre hierarquias sejam elas de Diretoria, Superintendências, Gerencias e Coordenações;
5. Respostas sobre carreira, quadro de lotação, relacionamento com terceiros, políticas promoções, de treinamento, desenvolvimento e remuneração – criar um canal de comunicação que facilite ainda mais o entendimento destes temas, talvez um código de conduta e ética.
Não podemos confundir CONFIANÇA como algo que se dá ou que se retira, talvez esse tenha sido nosso engano. Veja que só nos sentimos traídos e só somos traídos por aqueles que desfrutavam de nossa CONFIANÇA. Também não é um sentimento de via única, mas de mão dupla. Uma relação de CONFIANÇA é uma relação que privilegia a liberdade e a auto-estima de ambos os seres envolvidos, ou grupos, ou líder e grupo, enfim – Existe em si e não para si. Logo CONFIANÇA é conquista e que é obtida através do compartilhar. Onde o outro não me teme, porque confia que desejo o melhor para nós. Podemos dizer então que as melhores empresas para trabalhar as pessoas não têm medo. Onde há medo, não há um bom clima, não há CONFIANÇA.
Autor: Paulo Ricardo Silva Ferreira – Educador Facilitador. Presidente do Instituto Eckart Desenvolvimento Humano e Organizacional. Doutorando em Ciências Empresariais pela Universidade de Leon/Espanha, administrador de empresas, curso de psicologia, pós-graduado em administração hospitalar.
Redator: Sander Machado – Profissional de comunicação, redator. Coordenador do Núcleo Celebração do Instituto Eckart. Diretor Criativo da ILê Comunicação.