A saúde mental tem se tornado uma preocupação crescente em todo o mundo, sobretudo nas empresas. Confira o que elas e seus líderes podem fazer para construir um ambiente de trabalho saudável.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é definida como o bem-estar em que uma pessoa desenvolve suas habilidades pessoais e emocionais, consegue lidar com os estresses da vida e se encontra apto a dar sua contribuição para a sua comunidade. Também envolve o modo como uma pessoa lida com as exigências, desafios, mudanças e como harmoniza suas emoções e ideias.
Assim, a saúde mental envolve toda a parte emocional e impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas em diferentes áreas de sua vida. Uma delas é o trabalho. Sem saúde mental, nenhum(a) funcionário(a) consegue desempenhar bem sua função e entregar trabalhos de qualidade no prazo estipulado.
A pandemia evidenciou ainda mais a importância de se cuidar da saúde mental. Com a disseminação do trabalho remoto (home office), a busca por conforto no trabalho se tornou uma prioridade cada vez maior. Veja, a seguir, algumas maneiras com que as lideranças corporativas podem lidar com a saúde mental dos funcionários e colaboradores.
Condições de trabalho
Quando se fala em saúde mental no trabalho, é indispensável discutir as condições de trabalho, o que envolve desde a infraestrutura física até a organização e distribuição do trabalho.
Se a equipe trabalha de forma integrada, estabelece bem o escopo de trabalho de cada funcionário(a), faz acordos sobre os horários e estabelece algumas regras de convívio (como não enviar mensagens sobre o trabalho no número de telefone pessoal a partir de e até determinada hora), isso contribui de forma relevante para criar um ambiente de trabalho que privilegie e saúde mental dos funcionários.
Além disso, a empresa precisa investir em uma boa infraestrutura, mesmo para quem trabalha em home office. Isso pode ser feito oferecendo móveis básicos como poltronas e mesas, além de equipamentos como computadores e celulares para que os funcionários atuem de forma adequada.
Se não comprar esses itens, fornecer uma verba além do salário para que cada funcionário adquira esses equipamentos para trabalhar de forma adequada é imprescindível.
Outra responsabilidade da empresa é contar com um número razoável de funcionários e colaboradores, para não sobrecarregar a equipe. Não há saúde mental possível para quem trabalha dez ou mais horas por dia, realizando uma carga de trabalho que deveria ser compartilhada com mais pessoas.
Conseguir construir um ambiente de trabalho que equilibre a vida profissional e a pessoal é fundamental para evitar o esgotamento provocado pelo excesso de trabalho. Para isso, vale também investir em horários flexíveis e pelo menos parte do trabalho remoto para evitar o estresse e o investimento de tempo e dinheiro de deslocamento até o escritório.
Conscientização da equipe
É preciso que toda a equipe, desde gestores até funcionários e colaboradores, reconheçam a importância da saúde mental e seus impactos sobre o desempenho tanto individual como coletivo.
Por isso, a empresa precisa promover campanhas e organizar palestras sobre esse tema, desenvolver workshops com especialistas da área e compartilhar conteúdos relevantes. Além disso, ela deve estimular as equipes a criar estratégias para promover um cotidiano de trabalho mais respeitoso sobre a saúde mental de cada um de seus integrantes.
Feedback
Outra proposta que pode ser importante para assegurar e melhorar o ambiente de trabalho, visando aprimorar a saúde mental dos colaboradores, é a abertura da empresa e das lideranças para avaliações e feedbacks por parte dos funcionários sobre o trabalho e o modo como ele é organizado.
As lideranças devem saber como cada integrante de sua equipe percebe o ambiente de trabalho, quais são suas principais críticas e que sugestões eles têm para mudar isso. Esse diálogo é fundamental não apenas para reconhecer os processos que precisam ser mudados, mas também para criar um vínculo de maior integração e confiança entre a equipe.