Maria Cláudia Amaro, da Rhyzos, acredita que existem alguns modismos na educação e é necessário ir além
A educação é uma das bases mais importantes para o desenvolvimento de qualquer sociedade e, no Brasil, é um tema que tem sido alvo de diversos debates e discussões. Com a pandemia da Covid-19, muitos jovens brasileiros tiveram suas rotinas de estudos interrompidas, o que evidenciou a necessidade de se promover cada vez mais a educação no país.
Para Maria Cláudia Amaro, CEO da Rhyzos, holding do setor de educação que se dedica à transformação positiva do ensino, a partir do estímulo à capacitação e à adoção de novas metodologias, uma das formas de promover a educação dos jovens brasileiros é por meio do incentivo à leitura.
“É fundamental que desde cedo, as crianças e jovens tenham contato com diferentes tipos de textos, pois isso ajuda no desenvolvimento da linguagem e do pensamento crítico. As escolas podem estimular a leitura por meio de atividades como rodas de leitura, empréstimo de livros e debates literários”, explica Maria Claudia.
O investimento em tecnologia é também uma forma de promover a educação.Hoje em dia, é possível encontrar diversos recursos tecnológicos que podem auxiliar no aprendizado, como aplicativos e jogos educativos, e plataformas de ensino à distância. Além disso, a tecnologia pode ser utilizada para aproximar os alunos de diferentes realidades, por meio de aulas virtuais e intercâmbios culturais online.
A valorização dos professores é fundamental para a promoção da educação no Brasil. Os professores são peças-chave no processo educacional, e é necessário valorizá-los e oferecer condições adequadas de trabalho para poderem desempenhar suas funções da melhor forma possível. Isso inclui investimento em formação continuada, remuneração adequada e estrutura física adequada para as escolas.
A vida moderna exige cada vez mais habilidades como empatia, resiliência, autocontrole e resolução de conflitos. É fundamental que as escolas incluam em suas grades curriculares o ensino de habilidades socioemocionais, para que os alunos possam desenvolver essas habilidades desde cedo.
Além disso, é importante que a educação seja inclusiva. Isso significa garantir que todos os alunos, independente de suas diferenças, tenham acesso a um ensino de qualidade. Isso inclui garantir o acesso de pessoas com deficiência física, visual ou auditiva, além de criar políticas de inclusão para alunos de diferentes etnias e classes sociais.
“Por fim, é importante que se invista em políticas públicas de educação de longo prazo. A área da educação exige investimentos constantes, é necessário que sejam criadas políticas de estado que garantam recursos para a educação, independente dos governos de plantão. Isso inclui garantir recursos para a formação de professores, para a infraestrutura das escolas e para o desenvolvimento de projetos educacionais”, finaliza Maria Cláudia Amaro.
Sobre a Rhyzos
Fundada em 2017, a Rhyzos é uma holding do setor de educação que se dedica à transformação positiva do ensino, a partir do estímulo à capacitação e à adoção de novas metodologias. A marca mantém o Portal Rhyzos, atualizado permanentemente com matérias e entrevistas sobre pautas ligadas à vanguarda do aprendizado. Outra ação de conteúdo é a newsletter Conexão Rhyzos. O informativo mensal é assinado por Maria Cláudia Amaro, ex-presidente do Conselho Deliberativo da TAM e fundadora da Rhyzos. A companhia também conta com a Academia Rhyzos, uma plataforma virtual de capacitação que oferece cursos ágeis para professores e gestores. As aulas são elaboradas em parceria com professores e especialistas, apresentando temas que nem sempre são tratados na formação tradicional. Além disso, a empresa engloba o Twice, um sistema de ensino bilíngue. Estruturada como uma rede de franquias, a marca disponibiliza às escolas uma abordagem completa para o aprendizado da língua inglesa. A metodologia inclui treinamento dos professores, material didático e recursos lúdicos e pedagógicos. O suporte também contempla a implantação do sistema e as rotinas de operação.