Após casos de mortes, Apple pede para não dormir perto do celular durante carregamento

Após casos de mortes, Apple pede para não dormir perto do celular durante carregamento

 Em maio de 2024 um brasileiro morreu no Acre após seu celular explodir enquanto carregada e ele dormia

Se você tem o hábito de deixar o seu iPhone carregando durante à noite enquanto dorme ao lado dele, é melhor parar por aí. Quem faz o alerta é a própria Apple, no manual de uso do aparelho eletrônico. A orientação ocorre após casos acidentes fatais pelo mundo.

Uma chinesa de 23 anos morreu eletrocutada após tentar utilizar seu iPhone no momento em que o telefone estava sendo recarregado em 2013. Uma década depois outra tragédia aconteceu no Brasil. Um jovem de 19 anos de Rio Branco (AC) morreu enquanto dormia após um aparelho de celular que estava carregando próximo a sua cama explodir. João Henrique Morais de Souza dormia no quarto com a porta trancada.

O seu celular, que estava carregando, explodiu, e houve um princípio de incêndio. Os bombeiros precisaram forçar a entrada na residência para conter as chamas. A suspeita é de que o jovem tenha morrido devido ao excesso de fumaça inalada já que não havia grandes sinais de lesões provocadas por queimaduras em seu corpo, segundo relatou o tenente do Corpo de Bombeiros que atendeu o caso.

O texto da Apple explica que as pessoas não devem dormir sobre o dispositivo, adaptador de alimentação ou carregador sem fio. “Nem o coloque embaixo de um cobertor, travesseiro ou seu corpo, quando estiver conectado a uma fonte de alimentação.”

Mantenha o iPhone, o adaptador de alimentação ou qualquer carregador sem fio em uma área bem ventilada durante o uso, ou carregamento. Tome muito cuidado se você tiver uma condição física que afete a sua capacidade de detectar o calor contra o corpo. Nota da Apple

A Apple reforça o alerta em relação ao cabo e à fonte do carregador. É importante evitar o contato prolongado com a pele quando estiverem ligados na tomada: “Isso pode causar incômodo ou lesões”, diz o texto.

Como fazer a bateria do iPhone durar mais

A Apple dá algumas dicas para aumentar a vida útil da bateria. As principais são: Evite expor o aparelho a temperaturas altas ou baixas. O ideal é que fique entre 16 e 22 graus Celsius; Mantenha o iPhone sempre atualizado, pois, diz a empresa, é comum a inclusão de tecnologias avançadas para economia de energia;

Se for ficar sem usar o dispositivo por muito tempo, deixe-o com pelo menos 50% de bateria. Isso evita que o aparelho entre em modo de descarga intensa;Tire o aparelho da capa para carregar, pois o acessório pode gerar calor excessivo no dispositivo.