A prova de fogo do home office: 5 dicas para sua empresa superar os desafios do trabalho remoto

A prova de fogo do home office: 5 dicas para sua empresa superar os desafios do trabalho remoto

Mais de 70% das empresas brasileiras aderiram ao trabalho remoto na pandemia, segundo levantamento da consultoria AON. E apesar de muitas organizações estarem retomando atividades presenciais após a vacinação, é certo que os novos modelos impulsionados pela pandemia (home office, anywhere office, regime híbrido) vieram para ficar.

A inclinação para novos formatos fica demonstrada em estudo da consultoria KPMG, no qual 85% das empresas manifestam intenção de variar entre o trabalho remoto e as atividades presenciais em 2022.

Colaboradores também não pensam diferente. Pesquisa da Korn Ferry, empresa global de consultoria organizacional, revela que para 70% dos profissionais o trabalho remoto é o novo normal e mais da metade (55%) apontam que a ideia de voltar para o escritório os deixa estressados – quase três quartos (74%) destacam ter mais energia e foco trabalhando em casa.

Entretanto, mesmo com esse cenário sendo desenhado de forma positiva e vantajosa para companhias e funcionários no futuro próximo, existem alguns desafios que empresas e colaboradores precisam passar para obter sucesso no trabalho remoto.

Para superar essas questões, Ronaldo Bahia, CEO da JobConvo, startup de recrutamento e seleção por meio de inteligência artificial, destaca cinco medidas que podem ser tomadas de forma estratégica para que esse sucesso seja alcançado.

1. OFEREÇA UMA ESTRUTURA ADEQUADA

Um dos desafios do home office é a falta de um local ideal para a realização das tarefas exigidas, com estrutura e equipamentos adequados. É comum que os colaboradores não tenham alguns elementos essenciais em casa, como um bom computador, mesa, cadeira ergonômica, dentre outros itens. 

“A falta deles pode impactar diretamente no desempenho, bem-estar e na comunicação do profissional com a empresa. É necessário que a organização disponibilize equipamentos de qualidade. Dessa forma, a produção e realização das atividades serão mais efetivas”, orienta o CEO.

2. INVISTA NA COMUNICAÇÃO E COLABORAÇÃO

Segundo pesquisa do Hubspot, 20% dos profissionais em home office se sentem sozinhos todos os dias, enquanto 35% sofrem entre duas e três vezes por semana com a solidão. Além disso, 29% dos colaboradores sentem falta de interagir socialmente com os colegas de equipe.

Para combater a solidão, que afeta diretamente a motivação e produtividade, é necessário manter a comunicação com o profissional de forma constante, desenvolvendo tarefas colaborativas e reuniões frequentes com o intuito de gerar maior interação e estreitar o vínculo do time.

3. DÊ ORIENTAÇÕES AOS COLABORADORES

Todos os desafios do home office citados anteriormente podem levar os colaboradores à procrastinação, criando maus hábitos que afetam negativamente o desempenho do profissional e os resultados da empresa. 

“É importante orientar a equipe, mostrando como aplicar boas práticas em suas rotinas, buscando evitar essas situações. É possível compartilhar métodos e técnicas para melhorar o foco, organização e produtividade”, sugere Bahia.

4. USE A NUVEM

A nuvem é uma ótima aliada para superar os desafios do home office. A ferramenta possibilita ter maior mobilidade e flexibilidade, otimizando o compartilhamento de informações à distância.

Por meio do servidor de nuvem, os colaboradores podem visualizar os documentos e ferramentas necessárias à execução das suas atividades de forma rápida e prática, tornando a rotina de trabalho mais otimizada.

5. USE SOFTWARES PARA ACOMPANHAR O DESEMPENHO

Não há dúvidas de que reprogramar o mindset de uma empresa demanda tempo. Para auxiliar nesse processo, é possível utilizar softwares de acompanhamento de desempenho, facilitando a análise e identificação das dificuldades de cada colaborador.

“Com esse acompanhamento, fica mais fácil direcionar ações assertivas para a construção de um trabalho remoto saudável e produtivo”, finaliza o especialista.