Saiba como as passarelas estão aderindo ao estilo urbano e trazendo tendências já conhecidas para quem é apaixonado por moda.
A moda está sempre em constante mudança. Novas tendências surgem todos os dias, sem contar aquelas que voltam a ser famosas, como as calças de cintura baixa, que foram verdadeiros sucessos nos anos 2000. Uma das inspirações das últimas coleções apresentadas nas passarelas é o streetwear, adotado por muitos estilistas e pessoas inseridas no universo fashion.
Por muito tempo, a moda urbana foi vista como algo completamente oposto ao que era mostrado nos desfiles. Porém, isso vem mudando a cada temporada. É possível notar que a nova tendência do momento é estar confortável.
Uma prova disso é a nova coleção da Gucci, apresentada na Semana de Moda de Milão deste ano. A passarela foi marcada por peças versáteis e vistas nas ruas, como chinelos confortáveis, calças jeans largas e camisetas oversized — uma maneira de deixar a marca mais comercial. Outras marcas criaram uma conexão entre o luxo e a cultura do hip hop.
Cultura urbana e alta costura
O streetwear surgiu em Nova Iorque e Los Angeles, durante 1980 e 1990. Depois, foi difundida para outros lugares. Esse estilo sempre foi marcado por peças descoladas, usadas pelos jovens que queriam se expressar pelas roupas. A popularização veio com o passar dos anos, ganhando cada vez mais espaço no universo da moda.
A cultura urbana tornou-se uma grande fonte de inspiração para a alta costura nos últimos anos. As marcas de luxo apostam em elementos do streetwear para criar peças e coleções que misturam os universos da alta costura e das ruas das metrópoles.
Marcas de luxo e tendências urbanas
A união entre marcas de luxo e tendências urbanas é cada vez mais comum. Um exemplo disso é a Supreme, que já colaborou com Nike e Louis Vuitton. Essas parcerias são uma maneira de disponibilizar peças conhecidas por serem de luxo por meio de outras mais acessíveis.
Muitas marcas de luxo levam o streetwear para as passarelas por meio de coleções feitas exclusivamente com o propósito de fazer essa relação, muitas vezes trazendo novas versões de peças icônicas, como as jaquetas bombers e as calças jeans mais largas.
Impacto dessa influência
Essas colaborações impactam toda a indústria fashion. De certa forma, essa influência ajuda a democratizar a moda, trazendo peças mais acessíveis para o público.
Além disso, com coleções voltadas para o estilo urbano, as marcas conectam-se com os consumidores de forma mais ampla, atraindo um novo público e mostrando que a passarela também pode ser versátil.