Desde que surgiu, o direito é uma ciência que está em constante movimento, pois as leis são mutáveis e se atualizam sempre de acordo com a atualidade. Além das mudanças de leis e seus preceitos, o ambiente jurídico atualmente precisa se atualizar em questões tecnológicas visto que vivemos na era da tecnologia. A importância da tecnologia no setor jurídico é imensurável, pois cada vez mais as informações estão surgindo de maneira digital.
Hoje a tecnologia permite que os advogados automatizem processos e operem mais como o setor empresarial. Parte do que está estimulando a revolução tecnológica no direito é a digitalização da jurisprudência. Principalmente depois da pandemia do coronavírus, a maioria dos processos estão sendo abertos apenas em forma digital e alguns que eram físicos estão sendo convertido para digital.
O advogado que não dá atenção à importância da tecnologia no setor jurídico acaba ficando para trás e deixa espaço para a concorrência que busca se atualizar com as tecnologias existentes.
A tecnologia facilita o trabalho dos advogados e melhora a acessibilidade e a qualidade dos serviços jurídicos, ao mesmo tempo que reduz custos.
Além disso, ao usar ferramentas tecnológicas de comunicação os advogados podem ser mais produtivos. Os advogados podem se comunicar com os clientes onde e quando eles forem necessários.
As soluções de comunicação e colaboração unificadas permitem que advogados e clientes se comuniquem usando mensagens instantâneas, e-mail, correio de voz ou conferência na web. Os clientes podem conversar com seus advogados pela Internet em vez de irem a um escritório de advocacia.
Também no que tange relacionamento advogado – cliente a relação fica mais transparente, pois com os processos digitais o cliente tem acesso aos documentos e informações do caso podendo acessá-los e saber o que desejam de forma aberta, e isso gera mais confiabilidade e interesse do cliente no processo, e ao mesmo tempo maior compromisso jurídico do profissional.
Na preparação de casos, os advogados precisam passar muitas horas vasculhando documentos para encontrar evidências relevantes. Hoje, a maioria desses documentos é digital. As evidências podem vir de e-mail, dispositivos móveis, arquivos de banco de dados ou dispositivos.
Podemos perceber a importância da tecnologia no setor jurídico também na questão da automação que elimina documentos irrelevantes, agilizando o processo.
Os escritórios virtuais estão tornando mais fácil para os advogados exercerem a advocacia, enquanto economizam em grandes custos indiretos. Os advogados costumam precisar de escritórios físicos para conduzir seus negócios.
Agora, um advogado pode resolver todo o seu caso remotamente, sem que você nunca tenha que se encontrar. Os advogados conseguem isso alugando um espaço de escritório quando necessário para coisas como depoimentos ou mediações.
O aumento das capacidades e os bancos de dados de pesquisa jurídica também estão mudando a profissão jurídica.
Alguns bancos de dados quebraram a jurisprudência e os estatutos de uma forma que permite aos usuários consultar estatísticas sobre coisas como a frequência com que um juiz foi julgado pelos demandantes.
Os bancos de dados agora estão incorporando fontes não legais, como jornais e artigos da Internet, a fim de fornecer uma gama mais ampla de informações.
Com o aumento da importância da tecnologia no setor jurídico, mais ordens de advogados estão tornando obrigatório que os advogados tenham programas baseados em tecnologia.
Isso significa que os advogados mais velhos terão que aprender a usar coisas como documentos de formulários digitais e como navegar na Internet.
Este é um grande passo porque há muitos advogados que contam com estagiários para fazer o trabalho técnico e têm pouco conhecimento de quão longe a tecnologia avançou na profissão jurídica.
A tecnologia pode ajudar advogados e escritórios de advocacia de várias maneiras positivas. Além disso, melhora a comunicação e a eficiência. Também ajuda a manter os funcionários engajados, aumenta a qualidade do seu trabalho e proporciona um suprimento ilimitado de conhecimento.
Os advogados e escritórios de advocacia podem obter o máximo benefício treinando seus funcionários e a si próprios. A tecnologia revolucionou a indústria jurídica com seu avanço.
Pode ajudar os escritórios de advocacia e escritórios de advocacia a atingir marcos mais elevados, direcionando sua capacidade de trabalho e classificando seus pequenos problemas de trabalho, por exemplo, atualizações de casos, gerenciamento de clientes, etc.
No entanto, considerando a infraestrutura de TI disponível em nosso país, a adoção da tecnologia entre advogados, escritórios de advocacia e escritórios de advocacia levará algum tempo. Portanto, para o progresso, crescimento e sucesso no futuro, todo advogado deve se preparar e aprender a adotar a tecnologia e estar pronto para o futuro.
Como você viu a importância da tecnologia no setor jurídico vem aumentando muito e a tendência é aumentar ainda mais. Se você é do setor jurídico há algum tempo, ou mesmo que esteja chegando agora nessa área, mantenha-se sempre atualizado no que diz respeito às tecnologias existentes, e uma dessas tecnologias é o software para advogados, com ele você pode ter os seus processos, publicações, documentos e prazos organizados em um só lugar.