Depois de praticamente dois anos sem realizar turnês fora de Uberlândia-MG, devido à pandemia de Covid-19, a companhia mineira de teatro, Trupe de Truões, retoma as circulações pelo interior de Minas Gerais. Vinte e oito apresentações estão programadas para as regiões norte e centro-oeste do estado, entre os meses de maio e agosto deste ano.
Com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, as cidades receberão a apresentação gratuita do espetáculo Rapunzel, dentro projeto Diversão em Cena, que desde 2010, é considerado o maior programa de formação de público para o teatro infantil do Brasil.
Em 2020, em função da pandemia da Covid-19, o programa estreou em versão online, transmitida pelo Facebook do Diversão em Cena e pelo YouTube da Fundação ArcelorMittal, oferecendo uma programação infantil com espetáculos adaptados para o ambiente virtual de forma gratuita.
A temporada do programa Diversão em Cena em 2021 foi adaptada para o formato híbrido, proporcionando a experiência presencial, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, e mantendo o alcance proporcionado pelo formato on-line.
“Neste ano, o Diversão em Cena retorna ao formato presencial repleto de novidades com uma seleção de produções teatrais de qualidade, que serão disponibilizadas de maneira gratuita ou a preços populares em teatros, escolas e praças públicas, em 28 municípios de Minas Gerais”, informa a coordenadora de comunicação da Trupe de Truões, Amanda Barbosa.
Neste mês, a Trupe de Truões tem na agenda a circulação em 12 cidades: Lagoa (12/05), Retiro (13/05), Riacho (14/05), Dois Córregos (15/05), Abadia (18/05), Santana (19/05), Monte Belo (20/05), Carbonita (21/05 e 28/05), Mercadinho (22/05), Desembargador (26/05), Planalto de Minas (27/05), Senador Modestino (29/05).
O espetáculo
Na circulação, a Trupe de Truões levará na bagagem o espetáculo Rapunzel.
Como um elemento norteador das montagens infantis, que é característica marcante da Trupe de Truões, o grupo pesquisa a reelaboração de contos tradicionais, buscando em suas encenações o diálogo com aspectos da cena contemporânea.
A construção das cenas de Rapunzel deu-se por meio de improvisações, tendo-se como indutores jogos e brincadeiras infantis. A figura da narradora – representada por uma empregada doméstica chamada Celestina – emblematiza importantes opções estéticas que identificam a linguagem da Trupe de Truões.
A presença da personagem aponta para uma relação familiar contemporânea em que as crianças passam grande parte do tempo acompanhadas somente pelos trabalhadores domésticos. Outro dado significativo é que a atuação dessa narradora rompe a distância entre atores e plateia e empresta ao espetáculo um tom de contação de histórias.
A participação da personagem, que narra o conto, define ainda a construção visual do espetáculo que utiliza como adereços objetos de cozinha e área de serviço que constroem a ambientação e transformam-se em personagens e novos objetos, com a manipulação dos atores.
“É um espetáculo lúdico, voltado tanto para crianças quanto para adultos. Um grande programa para toda família divertir-se. Vai ser um momento especial voltarmos à estrada e levar cultura e diversão para o público, que é o grande propósito do projeto Diversão em Cena, atendendo diversas comunidades com pouca ou nenhuma oferta cultural, localizadas fora dos centros urbanos, inclusive em áreas rurais”, finaliza Amanda Barbosa.
Serviço:
O quê: circulação Trupe de Truões com o projeto Diversão em Cena
Onde: cidades do interior de Minas Gerais
Quando: maio a agosto de 2022
Ficha Técnica:
Texto: Leonardo Simões
Direção: Leonardo Simões e Paulo Merisio
Cenário e figurino: Ney Madeira
Elenco: Amanda Barbosa, Laís Batista e Ronan Vaz
Músico: Lucas Mali
Composição musical: Dante Carnevale e Eliane Dias
Classificação: livre
Gênero: comédia
Modalidade: infantojuvenil
Produção executiva: Lara Pires
Produção geral: Estrupícios Produções Artísticas LTDA
Realização: Trupe de Truões