BSBIOS leva para alunos da rede pública de ensino oficinas lúdicas sobre ODS

BSBIOS leva para alunos da rede pública de ensino oficinas lúdicas sobre ODS

Os municípios de Passo Fundo (RS) e Marialva(PR) recebem o Projeto Oficina Teatral – Cultura e Sustentabilidade – Conhecendo os ODS e entram na rota da Agenda 2030 da ONU. O programa é uma realização da BSBIOS em parceria com a Cultura Ambiental e NTICS Projetos. “Diminuir os impactos ambientais é um dos nossos maiores desafios. As nossas ações refletem diretamente no meio ambiente, por isso a importância de agirmos hoje. Este projeto junto às crianças e jovens é fundamental para acelerarmos a agenda 2030 e não deixar ninguém para trás ”, salientou o presidente da BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella.

O objetivo é levar para crianças e jovens entre 6 e 12 anos da rede pública de ensino, conhecimento sobre os 17 objetivos sustentáveis e mostrar como podem melhorar o dia a dia na comunidade onde estão inseridos e ainda, contribuir para um mundo melhor para as próximas gerações. 

O programa inclui atividades lúdicas que vão estimular a curiosidade e levar informação acerca de temas essenciais como a importância da reciclagem, ressignificação do lixo, atitudes que podem melhorar o meio ambiente, hábitos sustentáveis, entre outros. Ao todo serão realizadas 6 oficinas distribuídas em forma de circuito. Para que fique ainda mais interessante, cada aluno receberá um passaporte que dará acesso às atividades. “Propomos um circuito que promova o conhecimento amplo sobre a Agenda 2030 e os ODS . A reflexão sobre a realidade, atenção aos cuidados do meio ambiente, comprometimento com a vida, empatia e preocupação com o bem-estar de todos, e que influencie o aluno a ser multiplicador dos conceitos e experiências adquiridas”, ressalta Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.

Serão três semanas de atividades e cerca de 6 mil alunos  serão diretamente impactados. Além disso, o objetivo é que os jovens se transformem em agentes multiplicadores junto às famílias e comunidade. Para ampliar o impacto, mais de 100 professores serão capacitados com um amplo material didático que poderá ser usado em sala de aula durante todo o ano letivo. 

O Projeto Oficina Teatral – Cultura e Sustentabilidade – Conhecendo os ODS acontece de 16 maio a 02 de junho com oficinas presenciais. Mais do que o empoderamento dos jovens acerca de sua importância para o futuro da nação, o programa vai deixar como legado para cada município, um levantamento completo dos indicadores culturais, ambientais e de satisfação. 

Os alunos contemplados no projeto foram selecionados pelas Secretarias de Educação.

Sobre as empresas ligadas ao projeto, a BSBIOS é uma empresa brasileira com 17 anos de história. O principal negócio é o biodiesel, um combustível mais limpo do que o fóssil e com potencial de descarbonização do setor de transporte. Ele é produzido a partir de óleos vegetais, da gordura animal e do óleo reciclado, em duas unidades nas cidades de Passo Fundo/RS e Marialva/PR. A empresa possui certificações nacionais e internacionais de seus produtos, e planeja ser uma das três maiores produtoras de biocombustíveis do mundo e carbono neutro até 2030.

A Cultura Ambiental é uma produtora artística, com vasta experiência em exposições e curadorias em todo o Brasil. 

A NTICS Projetos, já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas. Com matriz  no Brasil e filiais nos Estados Unidos e Europa , há três anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU ( Organização das Nações Unidas), e desde então tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS. A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do site http://conhecendoosodsnasescolas.com.br/