Além do trabalho independente, existem opções de trabalhar em tempo integral para uma empresa ou instituição
São Paulo, outubro de 2022 – Ser fotógrafo é normalmente uma profissão independente, como freelancer mesmo e a maioria trabalha sozinho. Porém, hoje em dia, há bastante emprego em empresas ou instituições no mercado de trabalho. As ferramentas digitais permitiram que a profissão se reinventasse e ganhasse força, atuando em praticamente todos os ramos comerciais.
A Alboom, startup brasileira que oferece ferramentas de site e vendas para fotógrafos e videomakers, separou 5 dicas para fotógrafos que desejam encontrar um emprego integral.
1. Grandes estúdios fotográficos
Grandes estúdios fotográficos, por terem alta demanda, tem o interesse de contratar fotógrafos como CLT ou até como freelancers.
O emprego como fotógrafo de estúdio poderá abranger mais atividades que a fotografia em si, cobrindo edição de fotos, diagramação de álbum e até atendimento e vendas.
2. Empresas de produção de eventos
Congressos, feiras e eventos em diversas áreas precisam de profissionais para registrar suas atividades diariamente. O fotógrafo circula entre os convidados e faz fotos do local, de stands de patrocinadores e palestrantes.
Principalmente para quem está começando, a fotografia de eventos pode ser uma excelente oportunidade para treinar o olhar.
3. Agência de Moda
Talvez um dos ramos mais conhecidos para o fotógrafo, que atua também em estúdios e em locais externos, é com modelos já profissionais. Dessa forma, o fotógrafo tem uma grande oportunidade de emprego, principalmente se ele já dominar a questão de direção fotográfica.
Fotos comerciais de roupas e acessórios voltados para um público que busca por novidades, exigindo um olhar dinâmico e moderno para essa indústria, é essencial para o sucesso de vendas, e muitas vezes uma fotografia bem dirigida é que faz a diferença.
4. Agências de Marketing e Publicidade
As fotos publicitárias exigem cenários próprios e conhecimento dos produtos, que variam em inúmeras categorias.
Desde o boom das redes sociais, o mundo se tornou mais visual e o trabalho do fotógrafo é muito procurado por empresas e por influenciadores digitais, com uma grande demanda por imagens e vídeos.
5. Emissoras de TV, jornais e revistas
O emprego para fotógrafos que as emissoras de TV, jornais e revistas geralmente oferecem é para fotojornalismo. O jornalismo sempre foi um campo em que o fotógrafo esteve presente. Afinal, os textos ficam muito mais ricos com as imagens e chamam a atenção dos leitores.
É essencial que o profissional de fotografia tenha um portfólio de fotografia online, que seja organizado e mostre toda a sua versatilidade como fotógrafo.
Por fim, e como resultado do portfólio, é preciso estar no Google e se mostrar disponível para novos desafios e oportunidades.