Conhecer diferentes poses para fotografar é a alma da profissão
São Paulo, dezembro de 2022 – Ter autonomia para realizar todo o tipo de ensaio fotográfico e aperfeiçoar a técnica para conseguir fazer fotos mais harmônicas, bonitas e artísticas faz toda a diferença. Conhecer poses diversas para tirar um retrato é muito importante para qualquer fotógrafo e interessados pela prática.
A Alboom, startup brasileira que oferece ferramentas de site e vendas para fotógrafos e videomakers, separou 4 ideias para tirar os melhores retratos.
1. Poses para foto sozinho: feminina e masculina
Uma pose que nunca falha é aquela pose feminina em que as mulheres mexem no cabelo. É uma posição que deve ser feita com o ar mais natural possível, por isso, é importante conhecer e, assim, descontrair a modelo.
Contudo, essa pose pode ser utilizada tanto para mulheres como para os homens.
Para os homens, outras ideias são a de segurar a gola da jaqueta e fixar o olhar para a câmera, colocar as mãos no bolso e segurar o boné.
A posição pode ser usada tanto para retrato horizontal quanto na vertical.
2. Ideias para fotos de turismo
A fotografia de viagem precisa ser pensada com muita cautela, pois ela deve mostrar elementos que identifiquem o local e que façam aquela imagem trazer lembranças da viagem.
Por isso, é de suma importância observar as coisas ao redor para escolher o melhor ângulo e o melhor cenário.
Aproveite os pontos turísticos e, principalmente, os elementos que são característicos do local para valorizar ainda mais.
Aqui, é interessante investir em fotografias olhando a paisagem, sentado, em contemplação e ao lado de pontos turísticos marcantes daquele local.
3. Fotografia de casais
Uma das áreas mais lucrativas para fotógrafos é trabalhar com ensaios de família. Os casais são especialmente interessados nesse tipo de trabalho, pois querem registrar momentos como noivados, namoros e pré-casamento.
O segredo para criar lindas imagens é apostar em poses para fotografia que sejam criativas e que tragam essa sensação de parceria e amor entre os dois. Nesse caso, é preciso usar a criatividade e apostar em posições que consigam valorizar ambos.
4. Retratos profissionais
Retratos profissionais precisam ser pensados de modo que funcionem em diferentes ocasiões. Eles podem ser usados em currículos, apresentação profissional, portfólio artístico e, claro, redes sociais.
O que diferencia um retrato profissional de um retrato amador é justamente essa versatilidade. E ela só existe porque o fotógrafo tem poder de direção maior do que qualquer amador, além de saber dar dicas essenciais para que a imagem seja feita de forma verdadeiramente qualificada.
Se a ideia é que a imagem seja utilizada com finalidade profissional, ela precisa ser clara, objetiva e limpa. Ou seja, não deve ter um fundo poluído, não deve ter muitas informações e detalhes que tirem o foco do modelo.
Uma pose que seja espontânea e criativa normalmente rende uma linda foto. Sem uma pose criativa, ela perde seu impacto.
Fotos com os braços cruzados, bem ao estilo LinkedIn são ótimas para profissionais que atuam em áreas mais formais como advocacia, medicina e administração.
Seja para site, LinkedIn ou rede social, o ideal é sempre definir previamente quem é o público-alvo. E com isso escolher o tipo de imagem que consegue melhor se comunicar com essa persona.