Índice de confiança dos consórcios anota alta de 2,6 pontos

Índice de confiança dos consórcios anota alta de 2,6 pontos

O Índice de Confiança do Setor de Consórcios – ICSC, criado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), chega ao seu sexto resultado em abril. Buscando referenciar os agentes dos mais diversos setores econômicos, consumidores e participantes do Sistema de Consórcios, sua metodologia de cálculo objetiva medir qual é o nível de confiança das associadas da entidade no desempenho do mecanismo.

Além dos tradicionais indicadores estatísticos, divulgados mensalmente, a ABAC informa que o mais novo resultado do ICSC apontou crescimento nas expectativas setoriais para curto prazo. Em abril, a avaliação, sempre baseada nas respostas recebidas, apontou 63,4 pontos, 2,6 pontos acima do último levantamento. 

Para Luiz Antonio Barbagallo, economista da ABAC, “ao findar o primeiro trimestre de 2025, o ICSC, apesar do aumento registrado, observou duas correntes contraditórias de expectativas. Inicialmente, as respostas sobre a economia brasileira recomendaram cautela baseada no comportamento dos três primeiros meses deste ano, apoiadas fortemente pelos indicadores econômicos que mostram preocupação e que puxam o ICSC para baixo. Em contrapartida, relativamente ao Sistema de Consórcios, as administradoras apresentaram, em sua maioria, avaliações altamente positivas, que se refletiram na alta de 2,6 pontos e manutenção de boas perspectivas para este semestre”. O economista analisa que a elevação apresentada no ICSC mostra, da mesma forma que os outros setores da economia, algumas incertezas sobre a economia brasileira em 2025. Porém, destaca que relativamente ao consórcio, a percepção é de forte crescimento para este ano.

No ICSC, a variação de 0 a 100 pontos sinaliza que, estando acima de 50 pontos, indica a confiança dos empresários. Em contrapartida, abaixo de 50 pontos demonstra a falta dela. Portanto, com o aumento, o ICSC, ao permanecer acima dos 50 pontos, ratifica a confiança das administradoras de consórcios associadas à ABAC.