Make The Way, empresa brasileira de tecnologia em gestão tributária, participou do encontro global, que reuniu mais de 80 países
Foto: Make The Way
O cenário tecnológico de Doha esteve em destaque na última semana, com a edição do Web Summit – considerada a maior conferência global de tecnologia – para o Oriente Médio. Mais de 80 países participaram do evento dos dias 23 a 26 de fevereiro.
O Web Summit Catar começou com um anúncio do Primeiro Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim al-Thani, que investiu milhões de dólares em fundos de capital de risco internacionais e regionais para apoiar empreendedores locais e internacionais.
Monica Cerqueira, CEO da Make the Way, empresa brasileira de tecnologia que utiliza inteligência artificial na otimização fiscal, esteve presente no evento e comenta: “Conseguimos acompanhar recentes inovações de empreendimentos de todos os tamanhos, inclusive gigantes, como Tik Tok, Shell, Google e negócios locais, além de estudantes, empreendedores e público interessado pela temática tech”, diz.
A empresa fez parte do grupo de startups presentes e teve a oportunidade de expor suas soluções voltadas para Inteligência Artificial (IA), Business Intelligence & Analytics, por meio do próprio estande.
“Na nossa apresentação do estande, conseguimos demonstrar ao público como temos sucesso no Brasil, simplificando um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, com IA e machine learning. Nosso objetivo era demonstrar o que temos feito para o cenário brasileiro e como estamos levando nossas soluções para outras regiões do globo”, explica Monica.
O foco das temáticas do evento girou em torno de robótica e IA, campos que representam uma área da informática dedicada à criação de algoritmos e metodologias. Eles possibilitam emular habilidades como o aprendizado, raciocínio, tomada de decisões e interação autônoma com o ambiente.
“Os quatro dias foram muito ricos em informação e em palestras. Vimos bastante sobre IA, especialmente as generativas, como o ChatGPT”, aborda Monica. “Dentro dessas tecnologias, dois temas bastante abordados foram sustentabilidade e medicina”, completa a CEO.
A capital do Catar atraiu 15.000 visitantes registrados, especialmente fundadores, financiadores, CEOs e entusiastas da tecnologia da Ásia, África e Oriente Médio. Dessa forma, os ingressos para o evento foram esgotados com dias de antecedência.
“Para nós, foi extremamente gratificante fazer parte de um encontro desta dimensão. Levar a Make the Way até o Catar e poder demonstrar nossas soluções, fazer networking com empresas de todo o mundo e integrar com empreendedores, foi uma das experiências mais ricas que tivemos”, finaliza a CEO da Make the Way.