Já ouviu falar do e-CNPJ? Uma das tecnologias mais populares da atualidade, cada vez mais pessoas procuram uma certificadora digital para obter a sua própria versão do e-CNPJ. Isso acontece por conta dos benefícios que ele traz, facilitando diversos processos.
Porém, algumas pessoas ainda não têm total conhecimento a respeito do e-CNPJ. Você é uma dessas pessoas? Então acompanhe o texto até o final para saber o que é, como funciona e quais as vantagens que traz um e-CNPJ. Também mostraremos o que fazer para obter o seu e-CNPJ.
O que é o e-CNPJ?
Bom, sabemos que o CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica) é o número fornecido pela receita federal, ao realizar a abertura de uma empresa. Esse número serve para identificar a empresa em todas as atividades que fizer.
Sendo emitido por uma certificadora digital, o e-CNPJ é basicamente uma versão eletrônica do CNPJ comum, que consegue identificar a sua empresa no meio digital. Com isso, a empresa pode realizar diversos tipos de transações eletrônicas, de uma forma prática e muito segura. Vamos conhecer melhor as funcionalidades do e-CNPJ.
Para que serve o e-CNPJ?
Ao emitir o e-CNPJ por uma certificadora digital, as empresas têm acesso a vários serviços. Com o e-CNPJ é possível ter acesso aos serviços da Receita Federal, enviar declarações como a do imposto de renda e fazer transações bancárias de formas mais seguras.
Além disso, contratos que precisam de sua assinatura, podem ser assinados virtualmente, de forma válida e segura, pois a data, hora e a autoria da assinatura são todos comprovados. Caso a sua empresa seja prestadora de algum serviço, também é possível emitir notas fiscais através do e-CNPJ.
Como funciona o e-CNPJ?
O e-CNPJ no geral funciona da mesma forma que o CNPJ comum, mas sendo a assinatura digital de uma empresa. Ele possui validade jurídica e só pode ser emitido por uma certificadora digital que seja certificado pela receita federal.
Mas claro que o e-CNPJ não pode ser armazenado de qualquer forma, por conta disso existem dois tipos diferentes de certificados digitais, o tipo A1 onde o certificado deve ser instalado diretamente no computador e o tipo A3 que fica armazenado em tokens ou cartões, podendo ser utilizados em vários computadores diferentes, com o uso de uma senha.
Como ter um e-CNPJ?
O processo para obter um e-CNPJ é bem simples. A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com uma certificadora confiável e de referência no mercado, para obter informações sobre valores e documentos necessários para a emissão do e-CNPJ.
Uma excelente opção de certificadora digital é a Valid, que emite e-CNPJs dos tipos A1 e A3. Para fazer a emissão do seu e-CNPJ na Valid são exigidos os seguintes documentos:
● Documento de identificação (Como RG, CNH);
● CPF;
● Registro comercial;
● Certidão simplificada ou contrato social em vigor;
● Cartão do CNPJ.
Depois de apresentar todos os documentos exigidos, é necessário se apresentar pessoalmente à certificadora digital, para finalizar a emissão do e-CNPJ.
Vantagens do CNPJ digital
A maior das vantagens do e-CNPJ é a possibilidade de assinar documentos digitalmente, evitando perda de tempo com filas e viagens. Além da economia que ele proporciona, cortando gastos com viagens e papéis.
Portanto, podemos ver que o e-CNPJ proporciona realmente boas vantagens para as empresas. Sendo assim, entre em contato com uma certificadora digital de confiança, e faça já a emissão do seu certificado.