Vinhos brasileiros são cada vez mais premiados

Vinhos brasileiros são cada vez mais premiados

Em relação aos vinhos brasileiros premiados, tanto em nosso país como no exterior, o panorama que temos é de uma evolução cada vez mais atraente aos apreciadores de vinhos.

Atualmente, já existem diversas opções de vinhos nacionais, reconhecidos mundialmente por sua qualidade de excelência. Por isso, os melhores vinhos brasileiros figuram entre as premiações mais conhecidas.

Porque existem premiações de vinhos

As premiações existem no mundo do vinho para avaliar diferentes características e destacar os que atendem a todas as exigências de cada categoria. Claro, a participação nessas competições vai de acordo com o objetivo da vinícola.

Algumas casas produtoras de vinhos não acham interessante participar de tais eventos porque já produzem algo único e que, portanto, não cabe a comparação com outros vinhos. Isso vale para vinhos orgânicos, veganos e biodinâmicos, por exemplo.

Outras vinícolas já preferem participar destas avaliações, pois fazem algo mais comercial. Além disso, muitos apreciadores de vinhos buscam por rótulos que tenham boa colocação em premiações já conhecidas.

Vinhos brasileiros premiados e o mercado nacional

O mercado internacional já sabe da excelência dos nossos vinhos. Diversos vinhos brasileiros premiados estão saindo de competições ao redor do mundo. Portanto, agora o mercado nacional precisa ser reconhecido dentro do nosso país.

Em grande parte, as vinícolas estabelecidas na região Sul do país se destacam cada vez mais na produção de vinhos com qualidade superior. O seu terroir garante acidez equilibrada, frescor nos aromas e residual de açúcar na medida.

Vinhos brasileiros mais premiados

Quais são os vinhos brasileiros premiados

Agora, apresentamos uma seleção e vamos falar um pouco sobre eles, as suas características e sugestões de harmonização.

Terroir Cabernet Franc

O vinho Terroir Cabernet Franc possui 17 premiações. Dentre elas, a medalha de Ouro na Grande Prova de Vinhos 2019. Já a harmonização fica por conta de carnes de caça, carnes vermelhas bem temperadas e massas com molhos mais estruturados.

Casa Perini Qu4tro

O vinho Casa Perini Qu4tro, ganhou a medalha de Prata na Vinalies Internationales, Ouro na Grande Prova Vinhos do Brasil e medalha de Ouro na Concours Mondial de Bruxelles.

Em seus aromas, é possível encontrar notas de frutas em compota como figo, goiaba e damasco. Para harmonizar é preferível carnes vermelhas, massas e risotos com molhos e queijos mais fortes.

Casa Perini Éden

O Casa Perini Éden é um vinho fortificado doce. Ele já ganhou medalha de Prata e Ouro no Concurso Internacional de Vinhos do Brasil e 90 pontos no Guia dos Melhores Vinhos Ibero-Americanos.

Este vinho apresenta aromas de mel, ameixa seca e nozes carameladas. A harmonização fica perfeita com sobremesas que levem chocolate ou café e até sorvetes, já que se trata de um vinho doce.

Casa Perini Merlot

O vinho Casa Perini Merlot já ganhou medalha de Prata no Concurso Internacional de Vinhos do Brasil e 88 Pontos no Guia Adega 2013/2014. Seus aromas apresentam notas de cereja, café e baunilha. Neste caso, para uma boa harmonização, a pedida é carnes mais magras, massas com molhos cremosos, queijos amarelos e embutidos.

Como você pode ver, o Brasil oferece uma variedade de opções quando se trata de vinhos brasileiros premiados. Estes e outros rótulos você pode encontrar no e-commerce da Werle. Acesse o site e confira!