O 7º Festival de Grafitti de Londrina, que será realizado entre os dias 3 e 6 de novembro, terá um ônibus da Viação Garcia circulando por uma linha metropolitana com arte assinada pelos artistas Huggo Rocha e NaPa. A inspiração, dizem os artistas, vem do povo londrinense. “Queremos que as pessoas se vejam quando contemplarem o desenho. A figura do beija-flor representa a riqueza natural que temos em nosso entorno e a importância de se preservar isso”, afirma Huggo.
“Agradecemos o apoio cultural da Viação Garcia. O festival é um projeto independente do coletivo Capstyle e sem essas parcerias não seria possível realizar o evento. Londrina vai ganhar mais um imenso painel de graffiti com a assinatura de artistas vindos de vários lugares do Brasil, Chile e Argentina”, completa o grafiteiro.
A sala vip da Viação Garcia no Terminal Rodoviário de Londrina terá obra de autoria da artista, também londrinense, Kenia Kuriki. No painel, ela retrata momentos que são vivenciados nesse espaço no cotidiano: as chegadas, os encontros, as despedidas, os passageiros que estão a trabalho.
“Quis incluir também elementos da paisagem urbana de Londrina, prédios do Centro Comercial, a Catedral e o relógio central”, conta a artista, que considera o Festival “importante e necessário ao promover o intercâmbio cultural entre artistas brasileiros e latino-americanos e a comunidade”. Ela lembra que o evento é feito de forma independente e cresce a cada edição. “Um presente do coletivo para todas as pessoas que passam pelos muros”, observa.
Este é o segundo ano consecutivo que o Festival, coordenado pelo coletivo Capstyle, conta com o apoio da Viação Garcia. Na edição de 2021, um ônibus rodoviário foi grafitado pelo artista Tadeu Roberto Fernandes Lima Junior, conhecido como Carão. O ônibus segue em operação na linha Guaíra-Rio de Janeiro. Segundo o artista, o apoio da Viação Garcia é de grande importância para o evento. “A parceria valoriza a produção cultural e abre um espaço original para a arte da grafitagem”, afirma.
Ao comentar o segundo ano consecutivo de patrocínio ao Festival, o vice-presidente da Viação Garcia, Estefano Boiko Junior, diz que a empresa tem orgulho em apoiar a expressão da arte urbana. “Consideramos importante promover a interação da sociedade com desenhos e cores que fazem parte da cultura brasileira”, diz.
Outros espaços da cidade também serão ilustrados pelos grafiteiros durante o Festival, que será aberto no dia 3 de novembro com oficinas gratuitas. Para o dia 4 estão programadas rodas de conversa e no encerramento, nos dias 5 e 6, haverá a ação “Grafitti no mural”.
Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no perfil oficial do Festival no instagram @capstylefestival.