Uso de “materiais autênticos” é cada vez mais popular no ensino de idiomas

Uso de “materiais autênticos” é cada vez mais popular no ensino de idiomas

Enquanto no modelo de ensino tradicional, com presença nas escolas, o lápis batucando a mesa, a cadeira balançando e as conversas paralelas são sinais de distração, no formato remoto a matéria disputa o foco do estudante com dispositivos eletrônicos e interrupções constantes. Prender a atenção e garantir a efetividade do aprendizado se tornou um desafio ainda maior, exigindo a busca constante por novos métodos. Neste cenário, os professores de idioma têm apostado no uso dos chamados “materiais autênticos”, recurso cada vez mais popular.

De acordo com a Marina Falcão, que tem mais de 10 anos de experiência em ensino de inglês em escolas regulares e institutos de idiomas, os materiais autênticos são aqueles produzidos fora do contexto de ensino como: notícias, revistas, propagandas, séries, filmes, entre outros. “Alguns estão associados a situação social e a cultura em torno do país correspondente ao idioma escolhido. A autenticidade pode ser uma inclusão genuína, ou seja, o material não é modificado, ou adaptada, onde será modificado para corresponder ao nível dos alunos“, explica Marina.

Ao incluir algo diferente e criativo nas salas de aula, os professores precisam redobrar a atenção porque esses materiais podem ser linguisticamente mais difíceis para os alunos de níveis iniciais, podem não ser precisos gramaticalmente e, dependendo do contexto e da programação de aula, podem não caber no sistema de linguagem. Além disso, eles demandam mais tempo dos professores para que consigam escolher e preparar melhor o material.

Mesmo com os cuidados necessários, é notório que o uso de filmes, séries e outras produções auxilia em uma dinâmica mais produtiva. “Uma das vantagens é que o uso desse complemento encoraja os alunos a terem mais tolerância na compreensão parcial do material, realça a habilidade de inferência e são mais interessantes para os estudantes”, concluiu a especialista. 

Um estudo da Universidade do Minho, em Portugal, revelou que aprender uma língua estrangeira a partir de materiais autênticos possibilita um desenvolvimento mais eclético da compreensão oral e escrita, uma maior facilidade em se comunicar com nativos do idioma em estudo, o aumento do vocabulário e a aprendizagem facilitada de estruturas gramaticais.

A Revista New Routes é uma publicação gratuita em formato impresso e digital, quadrimestral e destinada aos profissionais de idiomas, institutos, escolas, universidades e faculdades. Nela, é possível ter acesso aos artigos, pesquisas e entrevistas de grandes autores de livros voltados para o ensino de línguas, além de atividades elaboradas por profissionais renomados no mercado. A revista é produzida pela Disal, que é uma das maiores referências em materiais para ensino de idiomas no Brasil. Confira a revista completa: https://cutt.ly/InkmOJo

Sobre a Disal Distribuidora: Há mais de meio século em operação, é considerada a mais importante distribuidora de livros e materiais didáticos do Brasil para o ensino de idiomas, e, também, técnicos e científicos, de ciências humanas e sociais, literatura, autoajuda e conhecimentos gerais. Possui um catálogo com 400 editoras e mais de 400 mil títulos comercializados. Tem 18 filiais distribuídas nas principais cidades do país e um portal em que é possível encontrar todos os serviços e produtos oferecidos. Saiba mais em www.disal.com.br

Informações para imprensa

KB!COM | Comunicação Corporativa

11 4332.9808 | 99211.7420

Giulia Marini – redacao@kbcomunicacao.com.br

Rogério Porto – rogerio@kbcomunicacao.com.br / jornalismo@kbcomunicacao.com.br