As pessoas podem usar esse novo e aprimorado operador de pesquisa do Google com os termos de pesquisa desejados para aumentar a precisão de seus resultados.
Recentemente, o Google se tornou sinônimo de pesquisar coisas online ou pesquisar na web. Um verbo reconhecido nos dicionários modernos, “Googling” — graças a uma atualização recente, tornou-se muito mais preciso, especialmente para usuários avançados que gostam de usar modificadores de pesquisa como aspas para melhorar os resultados. Além disso, as pessoas que pesquisam frases específicas no Google agora poderão ver exatamente onde as palavras-chave desejadas estão localizadas nas páginas da web, em vez de apenas receber resultados sem indicar o posicionamento preciso.
Recentemente, o Google forneceu atualizações úteis para sua linha abrangente de produtos. Aqueles que preferem o Google Chrome como seu navegador da Web preferido em breve poderão usar um detector de força de senha que os ajudará a garantir que suas senhas sejam impenetráveis. O design da interface do Gmail recém-lançado torna mais fácil para os usuários alternar entre os aplicativos do Google sem precisar abrir novas guias ou janelas.
Com a mais recente melhoria do que é indiscutivelmente a oferta de serviço mais popular do Google, os usuários podem utilizar aspas, um dos operadores especiais do mecanismo de pesquisa, em torno de qualquer palavra ou frase de pesquisa e ver apenas as páginas que contêm as palavras ou frases exatas digitadas. Além disso, para pesquisas realizadas em um computador, os snippets que aparecem abaixo de cada resultado de pesquisa apresentarão as palavras-chave pesquisadas em negrito, tornando mais fácil para o usuário clicar em um site da lista de resultados e identificar a localização da frase na página. Antes da atualização, colocar as frases de pesquisa do Google entre aspas apenas gerava resultados de sites que têm as palavras-chave desejadas em algum lugar em suas várias páginas, incluindo áreas específicas que um usuário típico pode não saber como navegar (como nos metadados de um site) ou pode não ser úteis para seus propósitos de pesquisa (como a barra de navegação de uma página da web, como um item de menu). Os usuários do Google teriam que escanear manualmente o site resultante para a frase de pesquisa em questão, uma tarefa que pode ser tediosa quando a página da Web em particular tem conteúdo de texto denso.
Realização de pesquisas no Google com base em termos: melhores usos e limitações
Usar aspas para realizar pesquisas no Google que produzam os melhores resultados pode ser benéfico quando é necessário conteúdo super específico. Por exemplo, as pessoas que pesquisam receitas on-line usando linguagem natural podem ficar sobrecarregadas com o grande número de resultados que uma pesquisa comum do Google retorna. No entanto, digitar uma pesquisa específica como “melhor receita de biscoito” pode gerar resultados de páginas da Web em que os usuários escreveram a frase exata na página da receita. Esse simples ajuste reduz drasticamente os resultados de pesquisa em potencial, mostra as opções mais relevantes e fará com que selecionar uma página pode se tornar uma tarefa menos assustadora.
Claro, existem ressalvas para realizar pesquisas baseadas em termos. Embora o uso de aspas melhore a funcionalidade geral do Google, os resultados ainda podem incluir páginas que têm apenas as palavras-chave citadas na meta tag de descrição de uma página, que não é visível na própria página nem particularmente útil para tarefas de pesquisa comuns. O sistema do Google também pode reconhecer alguns sinais de pontuação como espaços, o que pode afetar pesquisas citadas e incluir resultados indesejados (ou seja, palavras separadas por uma vírgula e uma barra podem aparecer na mesma pesquisa, mas podem não significar a mesma coisa). Além disso, se um usuário pesquisar várias frases-chave entre aspas, os snippets abaixo da página na lista de resultados podem não mostrar todas as palavras-chave necessárias se estiverem muito distantes. O snippet mostrará apenas a menção mais relevante de uma frase que aparece várias vezes em uma página.
Esse hack de pesquisa do Google é algo que usuários experientes do Google podem querer empregar sempre que precisarem realizar pesquisas precisas. No entanto, isso não diminui a confiabilidade das palavras no Google sem as aspas. Além disso, o padrão do Google é fornecer resultados de pesquisa que contenham frases exatas e conteúdo relacionado, o que pode ser útil para obter informações adicionais. Há também o comando padrão ‘Localizar’ que vem com qualquer navegador da web. Para o Google Chrome em um desktop, é Ctrl + f para Windows, Linux e Chrome OS, ou ⌘ + f para Mac, que os usuários do Google podem recorrer para destacar rapidamente frases específicas em uma página da web.